Uncategorized

Especial | Qual o valor que Cristiano Ronaldo entrega para a Adidas? E Lionel Messi para a Nike?

Estudo apresenta a exposição que cada atleta entregou para a marca concorrente em seus canais digitais na última temporada

Especial | Qual o valor que Cristiano Ronaldo entrega para a Adidas? E Lionel Messi para a Nike?

21 de julho de 2018

3 minutos de Leitura

Cristiano Ronaldo tornou-se embaixador da Nike em 2003, quando ainda atuava pelo Sporting, de Portugal. Já Lionel Messi acertou seu primeiro contrato publicitário com a Adidas em 2006. Desde então, ambos são os mais midiáticos e pilares principais de comunicação de suas parceiras dentro do futebol. Atuando por Real Madrid (levantamento antes de sua transferência) e FC Barcelona, você já parou para pensar que cada um deles acaba promovendo a concorrente de suas parceiras de material esportivo?




Pensando nisso, a Hookit, que monitora o valor do patrocínio em plataformas digitais, fez um estudo sobre como cada um dos jogadores beneficia a marca concorrente da sua quando divulga imagens nas redes sociais. A partir dos seus mais de 350 milhões de seguidores em seus perfis, Cristiano Ronaldo entregou US$ 216 milhões em valor de mídia para a Adidas ao longo da última temporada. Já os conteúdos publicados por Messi em que aparece vestindo a camisa do FC Barcelona geraram US$ 111 milhões de exposição para a Nike.

Para chegar ao resultado final, a Hookit mediu as interações de fotos e visualizações de vídeos no Facebook, Instagram e Twitter nas postagens que traziam hashtags, menções ou imagens de patrocinadores. A empresa analisa o tipo e a qualidade do conteúdo dentro da conta e cruza com os custos tabelados pelo mercado, por interação e plataforma. Feito isso, ela entrega um valor em dólar para cada postagem.

 

Em 2017/18, Cristiano Ronaldo divulgou 263 posts com patrocinadores. Eles geraram um total de 591 milhões de interações. Já o atacante argentino publicou 91 posts com marcas expostas que geraram 119 milhões de interações.

Como o gajo acaba de se transferir para a Juventus, ele seguirá ostentando a marca das três listras no ombro, peito e calção, e entregando visibilidade para sua maior rival de mercado.

A Hookit foi pioneira no setor de tecnologia e análise de patrocínios. A empresa monitora mais de 500 mil atletas, equipes, competições, federações, arenas, marcas e propriedades de mídia. A companhia agrega bilhões de pontos de dados de plataformas sociais e digitais e utiliza aprendizagem por máquinas e análise preditiva para fornecer insights e avaliações em tempo real.

Compartilhe