Uma pesquisa divulgada pela CBO (Ibope e Conselho Brasileiro de Oftalmologia) revelou que 1 em cada 3 adultos brasileiros nunca consultou um oftalmologista. Os dados indicam que a visita ocorre apenas em situações críticas, como quando há problemas de visão ou desconforto ocular.
Para abordar essa questão, a Renovatio, uma organização sem fins lucrativos dedicada à saúde visual, apoiou a iniciativa “Visão de Jogo” em parceria com a CazéTV e a agência Ogilvy. O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre a importância de consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano.
“Temos no Brasil 100 milhões de pessoas que precisam de algum tipo de correção visual, mas, segundo o IBGE, apenas 36,5 milhões usam óculos. Ou seja, a maioria dos brasileiros não sabe que precisa de óculos ou não tem condições de acesso a eles”, disse o diretor de operações da Renovatio, Pedro Ivo Sousa Garcia.
No país, a miopia atinge 35 milhões de pessoas, segundo o CBO. Já a hipermetropia foi detectada em 65 milhões de brasileiros, lembra Pedro Ivo. Segundo ele, a tendência é a miopia atingir metade da população mundial em 2050. O vilão é o uso exacerbado de telas, esclarece o responsável pela Renovatio.
“É muito legal quando a CazéTV pode, através da linguagem e da liberdade criativa naturais do nosso canal, ajudar a conscientizar e a trazer informações importantes para as pessoas. A Visão de Jogo e a Ogilvy estão nos dando essa oportunidade e nós estamos felizes por levar esse alerta para a nossa audiência. Impactar a vida das pessoas em vários aspectos, inclusive com informação, é também uma missão importante que temos na CazéTV “, acrescentou Fabio Medeiros, Head de Conteúdo da CazéTV.
A ação Visão de Jogo aconteceu no jogo do dia 04/10 do campeonato alemão, transmitida pela CazéTV, o narrador e os comentaristas convidaram a audiência a realizarem um teste de visão no intervalo do jogo, usando imagens com lances do primeiro tempo, o teste foi conduzido com algumas cenas em que será mais fácil de identificar os números nas camisas dos jogadores, e em outras nem tanto.
Dessa forma, mostrando para o espectador que ele possivelmente precisa fazer um teste de visão se tiver dificuldade de enxergar os números nas costas dos jogadores.
“Esse é um teste de visão no qual usaremos os lances do jogo com zoom ampliado e reduzido para desafiar o espectador a questionar se sua visão está saudável. É uma forma divertida de comunicar uma questão séria sobre a saúde dos olhos – 1 em cada 3 brasileiros visita o oftalmologista, um número preocupante, que precisa mudar”, finalizou Keka Morelle, CCO da Ogilvy Latam.