Patrocínio

Manchester United intensifica esforços na China e fecha acordo com Alibaba

Gigante inglês terá streaming na plataforma Youku e e-commerce na plataforma Tmall

Manchester United intensifica esforços na China e fecha acordo com Alibaba

06 de dezembro de 2019

3 minutos de Leitura

O Manchester United anunciou um acordo com o gigante chinês Alibaba. Pelo contrato, o clube terá conteúdo exclusivo distribuído no Youku, plataforma de streaming da empresa, e ainda verá a criação de um mercado de comércio eletrônico personalizado na plataforma Tmall, também de propriedade do conglomerado chinês.

Para o United, o objetivo da parceria é ampliar a base de fãs do clube na China, já que a base digital do Alibaba e suas diversas plataformas contêm cerca de 700 milhões de consumidores. O contrato também inclui produções originais, conteúdos exclusivos, destaques do dia a dia e até transmissão de partidas ao vivo tanto do time masculino como da equipe feminina do United. Além do conteúdo global, haverá também material produzido especificamente para o mercado chinês.

Os Red Devils já haviam feito um teste com a plataforma Youku entre os meses de julho e agosto deste ano. Durante a pré-temporada, o United utilizou o Youku na transmissão de três das seis partidas amistosas que realizou.

Por fim, a parceria também envolverá a criação de um e-commerce personalizado do United na plataforma Tmall, loja oficial do mercado on-line que vende mercadorias de clubes a consumidores chineses. A loja virtual é integrada às plataformas do grupo Alibaba, com os parceiros de negócios recebendo ferramentas de marketing para promover seus produtos e marcas.

“Temos orgulho de nossos seguidores apaixonados e leais em todo o mundo, e nossos fãs chineses são uma grande parte disso. Estamos sempre procurando novas maneiras de interagir com os fãs de lá. Essa parceria com o Alibaba permitirá que eles se conectem ao clube diretamente por meio de uma das plataformas de streaming de vídeo mais populares da China”, comentou Richard Arnold, diretor administrativo do Manchester United.

“O Manchester United é um dos times de futebol mais populares e bem-sucedidos do mundo, com uma base de fãs considerável e apaixonada na China. Compartilhamos o mesmo objetivo, que é fornecer aos fãs um consumo único de conteúdo on-line e compras que aproveitem a tecnologia mais recente. Com essa cooperação, estamos aproveitando o ecossistema do Alibaba para aproximar os fãs e consumidores do Manchester United na China de uma experiência única. Estamos ansiosos para desenvolver outras áreas de cooperação estratégica de negócios no futuro”, completou Michael Evans, presidente do grupo Alibaba.

Com foco na China, o Manchester United afirma ter mais de 100 milhões de seguidores no país. Além de se tornar a primeira equipe da Premier League a lançar um aplicativo dedicado em chinês, o clube firmou uma parceria com a empresa de desenvolvimento imobiliário Harves para abrir uma série de locais de entretenimento e experiência temáticos espalhados por toda a China.

Compartilhe