Indústria

Conquista da Champions League impulsiona receitas anuais do Liverpool

Reds viram sua receita saltar de £ 78 milhões para £ 533 milhões

Conquista da Champions League impulsiona receitas anuais do Liverpool

28 de fevereiro de 2020

3 minutos de Leitura

O título da Champions League da última temporada foi fundamental para o incremento de faturamento do Liverpool. Após vencer a Champions League e terminar a Premier League na segunda colocação, os ingleses viram sua receita saltar de £ 78 milhões para £ 533 milhões. O lucro, antes dos impostos, ficou em £ 42 milhões. Os números referem-se ao balanço financeiro do período encerrado em 31 de maio de 2019.

Com a conquista, que faz com que os clubes ganhem bonificações por cada fase alcançada, ajudou os Reds a faturarem £ 261 milhões em direitos de transmissão, um acréscimo de £ 41 milhões em relação à temporada anterior. Já a receita comercial do clube ficou em £ 188 milhões, impulsionada pelo acordo com a AXA para o uniforme de treino. Por fim, o matchday alcançou £ 84 milhões. Todos os números do balanço financeiro anual do clube são referentes ao ano encerrado em 31 de maio de 2019.

“Esse fortalecimento contínuo da sustentabilidade financeira subjacente do clube está nos permitindo fazer investimentos significativos tanto no recrutamento de jogadores quanto na infraestrutura. A capacidade de reinvestir mais de £ 220 milhões em jogadores durante este período financeiro é resultado de uma estratégia de negócios bem-sucedida, particularmente o aumento significativo nas receitas comerciais. O custo do futebol, no entanto, continua a aumentar em transferências e taxas associadas, mas o que é fundamental para nós é a consistência da nossa posição financeira, permitindo-nos viver de acordo com nossos meios e continuar administrando um clube de futebol sustentável”, disse Andy Hughes, diretor de operações do Liverpool.

Por outro lado, no campo dos gastos, o clube inglês investiu £ 223 milhões nas contratações de Alisson, Fabinho, Keita e Shaqiri. Além disso, investiu outros £ 50 milhões no novo campo de treinamento de Kirkby, com previsão para ser inaugurado em julho. Há ainda o objetivo de aumentar a capacidade do Estádio Anfield para 61 mil espectadores.

“O que estamos vendo é um crescimento sustentado em todas as áreas do clube, alinhado com o desempenho recente em campo. Continuamos reinvestindo na infraestrutura do clube e esperamos a abertura de nossa nova base de treinamento em Kirkby antes da próxima temporada, que fornecerá instalações de primeira classe para nossos jogadores e funcionários. Além disso, queremos aumentar a capacidade do nosso estádio, dando a mais torcedores a oportunidade de ver a equipe. Esses resultados financeiros e esse período sustentado de crescimento sólido são uma prova de que o Fenway Sports Group continua apoiando as ambições do clube e reinvestindo receitas tanto no fortalecimento do elenco quanto na infraestrutura do clube para construir para o futuro”, acrescentou Hughes.

No âmbito digital, os seguidores globais dos Reds aumentaram 26%, para quase 70 milhões. Segundo o Liverpool, seu canal oficial no YouTube alcançou 2.5 milhões de inscritos, sendo o mais popular da Premier League. O Twitter também aumentou 11% para 13.5 milhões e alcançou 59 milhões de interações durante a temporada de 2018/19.

Compartilhe