Futebol

Ligue 1 alcança primeiro milhão no TikTok e mira fãs brasileiros

Plataforma chinesa tem desempenhado papel de protagonismo na estratégia de internacionalização da liga francesa

Ligue 1 alcança primeiro milhão no TikTok e mira fãs brasileiros

18 de maio de 2020

2 minutos de Leitura

Em um momento que as organizações esportivas estão intensificando seus esforços no ambiente digital, o TikTok, aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos que se transformou em febre entre adolescentes e personalidades que estão mais conectadas com os jovens, ganhou ainda mais força. Recentemente, o aplicativo bateu a expressiva marca de dois bilhões de downloads no mundo, sendo o segundo aplicativo mais baixado no Brasil desde o início da quarentena.

Mesmo com a temporada 2019/2020 encerrada e com o PSG sagrando-se campeão, a Ligue 1 segue com um forte trabalho em suas plataformas. Neste contexto de busca por engajamento e consolidação em mercados estratégicos, o TikTok vem se destacando cada vez mais nos planos da liga francesa. Recentemente, o perfil da liga alcançou seu primeiro milhão de seguidores na plataforma. Entre as demais competições europeias, figura atrás apenas da LaLiga, com 1.4 milhão.

Em entrevista ao MKTEsportivoDavid Labrune, Head de Direitos Internacionais da Ligue 1, explicou o papel que o aplicativo chinês tem desempenhado na estratégia digital da liga ao se aproximar de um público mais jovem, fundamental para os planos de expansão no exterior.

“Encorajados pelo forte crescimento de nossa página de Douyin na China, tomamos a decisão de abrir uma conta Tiktok para atender a um novo público, mais jovem e global. O desempenho foi além das expectativas, com mais de 1 milhão de seguidores da Ligue 1 em 7 meses, sendo 90% deles de fora da França”, disse Labrune.

No perfil, o Brasil se destaca em número de seguidores, empatado com franceses e indianos, com 8% de representatividade. Esta popularidade faz com que a Ligue 1 intensifique sua atuação junto ao público brasileiro, cuja proximidade se dá pela tradição de jogadores brasileiros que atuam no futebol francês há décadas.

“Agora, somos capazes de interagir com fãs de futebol mais jovens no Brasil (segundo país em termos de seguidores), EUA ou Índia de maneira mais criativa e eficiente”, completou.

@ligue1conforama1️⃣,0️⃣0️⃣0️⃣,0️⃣0️⃣0️⃣❗️Thank you fans! ⚽️🙌 ##ligue1 ##fyp ##tiktokfootball ##tiktoksports♬ original sound – ligue1conforama

Compartilhe