Futebol

LaLiga terá virtualização das arquibancadas e áudio de torcedores

Partidas terão ângulos diferentes de câmeras e sons obtidos através da colaboração com a EA Sports

LaLiga terá virtualização das arquibancadas e áudio de torcedores

08 de junho de 2020

3 minutos de Leitura

Poucos dias antes do retorno da competição, a LaLiga anunciou novas experiências de transmissão que farão parte das onze rodadas restantes da temporada 2019/2020.

As partidas da LaLiga Santander e LaLiga SmartBank trarão inovações que foram implementadas em duas áreas principais: virtualização das arquibancadas e áudio de torcedores, bem como novas posições da câmera e as imagens que eles oferecerão aos telespectadores. Ambos serão realizados com a ajuda de parceiros e implementados pela Mediapro, o parceiro oficial de produção da LaLiga. O MKTEsportivo já havia adiantado tais iniciativas.

“Fizemos essas mudanças na transmissão para que os fãs possam desfrutar da LaLiga. Trabalhamos com parceiros globais para oferecer uma ótima experiência de visualização. Estamos em uma situação excepcional, mas para nós tem sido importante poder adaptar e oferecer uma transmissão atraente e de ponta aos nossos fãs”, disse o presidente da LaLiga, Javier Tebas.

A maior mudança para o retorno da competição é a transmissão virtualizada que a LaLiga oferecerá aos parceiros de transmissão internacional, o que permitirá que as partidas sejam vistas de uma maneira que se assemelhe muito à aparência e ao som antes da competição ser adiada. Para tal, as arquibancadas serão virtualizadas e sempre oferecerão imagens em escala de torcedores sentados, usando as cores do clube em casa. Para desenvolver essa experiência digital, a LaLiga contou com a colaboração da empresa norueguesa VIZRT, que também trabalha com outras ligas européias.

Nos momentos em que o jogo é interrompido, essa imagem de torcedores pode ser transformada em uma tela que combina com a cor da equipe da casa e carrega mensagens institucionais, entre outras ofertas.

A transmissão também contará com som virtual, obtido através da colaboração com a EA Sports, em um projeto chamado Sounds of the Stands. Com isso, a biblioteca de áudio da EA, gravada em estádios reais, foi usada e adaptada digitalmente para que possa ser implementada em tempo real durante a partida. Ele será adaptado ao fluxo do jogo quando certas situações ocorrerem, como um gol ou falta, criando o que é conhecido como Atmospheric Audio.

A partida em si também será vista de maneira diferente devido às novas posições da câmera. Algumas câmeras mudam sua localização para posições em que anteriormente afetariam a linha de visão dos fãs nas arquibancadas. Entre outros exemplos, a câmera aérea modificará sua trajetória de voo para oferecer novas fotos, a câmera de bancada será movida para o suporte oposto, enquanto câmeras robóticas serão usadas no túnel por razões de segurança à saúde.

Compartilhe