Indústria

Conmebol negocia Libertadores com SBT para TV aberta até 2022

Acordo contempla exclusividade e emissora de Silvio Santos assumiria o pacote que pertencia ao Grupo Globo

Conmebol negocia Libertadores com SBT para TV aberta até 2022

08 de setembro de 2020

2 minutos de Leitura

Após a decisão da Globo de rescindir seu acordo para a transmissão da Libertadores, a Conmebol está em negociações avançadas com o SBT. Segundo os jornalistas Rodrigo Mattos e Pedro Ivo Almeida, do UOL, o canal de Silvio Santos assumirá a transmissão do torneio de maneira exclusiva até 2022, com início já para a próxima semana.

Como o SBT assumiria o mesmo pacote da Globo, com dois jogos por rodada de quarta-feira, sempre às 21h30. Ainda segundo os jornalistas, as partes já estão finalizando o contrato, com um consenso sobre valores, número de jogos e horários das partidas da Libertadores no Brasil.

Após a rescisão contratual com a Globo, a Conmebol procurou as emissoras de TV aberta no Brasil e encontrou uma resposta positiva do SBT, que teve sucesso com o experimento da transmissão da final da Taça Rio.

Uma promessa feita pelo SBT que agradou a Conmebol é dar espaço aos patrocinadores do torneio sul-americano. O pacote comercial da Libertadores contempla inserções comerciais das empresas antes das transmissões e durante os jogos. A Globo negociou um acordo separado para que isso não ocorresse.

Agora, a entidade parte para negociar o pacote da Tv fechada que pertencia ao Sportv. Um deles pertence ao Grupo Disney, que seguirá passando os seus duelos no Fox Sports. No streaming, o Facebook mantém o seu pacote de jogos exclusivos às quintas-feiras, às 21h30.

Em 2018, após a Conmebol abrir licitação para a venda dos direitos da Libertadores, a Globo acertou com a entidade por US$ 65 milhões anuais, válido até a temporada de 2022. Segundo a emissora, por conta da pandemia, o torneio precisa se adequar à nova realidade, o que motivou a rescisão. Além disso, a emissora ressaltou que o valor pago em dólar pelos direitos, foi multiplicado pela desvalorização cambial neste período de crise. Com a alta do dólar, a Globo passou a pagar quase R$ 100 milhões a mais por temporada pelo acordo.

Para compensar a saída da competição de sua grade, a Globo deve ampliar sua cobertura do Brasileiro e a transmissão de jogos do Corinthians, único dos quatro grandes paulistas eliminado do torneio continental. No dia 16 de setembro a emissora terá, no mesmo horário de Bolivar x Palmeiras, a transmissão de Corinthians x Bahia. No dia 23, foi antecipada a partida contra o Sport, enquanto no dia 30 será exibido o jogo adiado da 1ª rodada, contra o Atlético-GO.

Compartilhe