Tecnologia

Flamengo e PUC-Rio anunciam parceria de tecnologia e inovação

O primeiro projeto a ser lançado será de inteligência artificial para o basquete

Flamengo e PUC-Rio anunciam parceria de tecnologia e inovação

23 de outubro de 2020

2 minutos de Leitura

O Flamengo e a PUC-Rio fecharam uma parceria de cunho tecnológico. Pelo acordo, o departamento de Esportes Olímpicos do clube desenvolverá projetos na área de tecnologia e inteligência, em colaboração com a instituição de ensino.

“A parceria com a PUC-Rio visa acelerar o desenvolvimento tecnológico dos Esportes Olímpicos do Flamengo, nos propiciando a construção de ferramentas hoje restritas aos times de ponta no mundo. Queremos ser cada vez mais uma referência em termos de inteligência no esporte, pois acreditamos que a influência da tecnologia será grande nos próximos ciclos olímpicos. Estamos muito felizes em ter ao nosso lado uma instituição de pesquisa de excelência como a PUC-Rio”, disse Delano Franco, Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Rubro-Negro.

“Nesta primeira etapa contaremos com a colaboração da startup norte-americana Sports Power Al para o desenvolvimento de aplicativos baseados em ciência de dados e inteligência artificial, e iniciaremos as atividades pela modalidade basquete. A cooperação servirá como o embrião para a implementação do Polo de Inovação Tecnológica em Esportes do Vale da Gávea. Estamos muito empolgados com esta parceria e vislumbramos um amplo caminho de cooperação com o Flamengo”, completou o Vice-Reitor de Desenvolvimento da PUC-Rio, o Prof. Sergio Bruni.

O primeiro projeto a ser lançado será de inteligência artificial para o basquete. Em fase de desenvolvimento, o BAICA (Basketball Artificial Intelligence Coach Assistant) é um assistente técnico virtual capaz de analisar dados e prover informações em tempo real durante as partidas.

Compartilhe