Futebol

Em meio à criação da Super League, UEFA muda formato da Champions League

A competição passará a adotar um formato tradicional de liga, neste caso chamado de "modelo suíço"

Em meio à criação da Super League, UEFA muda formato da Champions League

19 de abril de 2021

2 minutos de Leitura

Enquanto os clubes europeus avançam com a Super League, a Uefa realizou uma reunião com o seu Comitê Executivo para detalhar e aprovar o novo formato para a Champions League.

De imediato, ele saltará de 32 para 36 clubes participantes. A competição passará a adotar um formato tradicional de liga, neste caso chamado de “modelo suíço”.

Cada equipe terá um mínimo de dez jogos e os oito melhores classificados na fase inicial se garantirão diretamente no mata-mata. Os times que terminarem entre a nona e a 24ª posição na tabela geral vão encarar um playoff. Os 16 “sobreviventes” disputarão às oitavas de final.

O mesmo formato será aplicado na Liga Europa (mínimo de oito partidas de liga) e na nova Europa Conference League (seis partidas). Ainda será discutido se essas duas competições serão também expandidas para 36 equipes. Com as novas regras, a Champions League passará a ter 225 jogos, ou seja, 100 a mais do que os atuais 125.

“Esse formato evoluído vai manter vivo o sonho de qualquer time da Europa de participar da Liga dos Campeões graças aos resultados obtidos dentro de campo, e também vai permitir viabilidade a longo prazo, prosperidade e crescimento para todos do futebol europeu, não apenas um pequeno e auto-escolhido cartel”, disse o presidente da Uefa, Aleksander Čeferin.

O Comitê Executivo também se reuniu para tratar de atualizações da Eurocopa deste ano, novas regulamentações e distribuição da renda da Champions League feminina no ciclo 2021/25, e as competições de base nos próximos anos.

Compartilhe