Atletas

Naomi Osaka deixa Roland Garros

Japonesa se envolveu em polêmica com organizadores ao se recusar participar de coletivas de imprensa

Naomi Osaka deixa Roland Garros

31 de maio de 2021

3 minutos de Leitura

Naomi Osaka abandonou Roland Garros nesta segunda-feira. Apesar da vitória na primeira rodada, a número 2 do mundo foi multada em US$ 15 mil após optar por não conceder entrevistas durante o torneio. Insatisfeita, ela rebateu a punição através das suas redes sociais e anunciou sua saída.

Importante lembrar que conceder entrevistas coletivas é obrigatório para todos os tenistas das chaves masculina, feminina, de duplas e duplas mistas em torneios de Grand Slam.

Abaixo, o comunicado divulgado por ela em suas redes sociais:

“Essa não era uma situação que imaginei ou pretendi passar quando postei aqui dias atrás. Acho que agora a melhor coisa para o torneio, para as outras jogadoras e para o meu próprio bem-estar é abandonar (a competição). Assim, todo mundo pode voltar o foco para o tênis que está sendo jogado em Paris. Eu nunca quis me tornar uma distração e eu aceito que meu timing não foi o ideal e minha mensagem poderia ter sido mais clara. Mais importante ainda, eu jamais menosprezaria saúde mental ou usaria o termo assim. A verdade é que eu tenho sofrido longos períodos de depressão desde o US Open de 2018 e eu tive muita dificuldade em lidar com isso. Todos que me conhecem sabem que sou introvertida, e todos que me viram em torneios notam que eu geralmente estou com fones de ouvido porque eles ajudam a aplacar minha ansiedade mental. Embora a imprensa especializada em tênis tenha sempre sido carinhosa comigo (e eu quero me desculpar sobretudo com o jornalistas legais que eu possa ter magoado), eu não sou uma oradora natural e tenho enormes crises de ansiedade antes de falar com a imprensa. Eu fico realmente nervosa e acho realmente estressante me conectar e dar as melhores respostas que gostaria. Então, aqui em Paris eu já estava me sentindo vulnerável e ansiosa e por isso pensei que seria melhor me cuidar e não ir às entrevistas coletivas. Eu comuniquei isso preventivamente porque sinto que as regras são antiquadas em partes e eu queria destacar isso. Eu escrevi reservadamente [à organização] ao torneio pedindo desculpas e dizendo que eu ficaria feliz de conversar com eles depois do campeonato, já que os Grand Slams são intensos. Eu vou me afastar um pouco das quadras agora, mas quando for a hora certa eu quero conversar com os executivos do circuito para tornar as coisas melhores para os jogadores, a imprensa e os fãs. De qualquer maneira, espero que todos estejam bem e seguros, amo vocês e nos vemos.”

Compartilhe