Indústria

Por Superliga, Uefa pode aplicar sanções a Real Madrid, Barcelona e Juventus

A entidade examinará se o torneio incorreu em uma "violação potencial do quadro legal"

Por Superliga, Uefa pode aplicar sanções a Real Madrid, Barcelona e Juventus

12 de maio de 2021

2 minutos de Leitura

A Uefa deu início a procedimentos e estuda possíveis sanções contra Real Madrid, Barcelona e Juventus, trio que ainda segue com o plano de criar a Superliga. Uma punição máxima poderia levar a uma proibição de dois anos de competir na Champions League.

A entidade examinará se a Superliga incorreu em uma “violação potencial do quadro legal”. Por enquanto, nenhuma outra informação foi fornecida sobre a investigação, que será conduzida pelo comitê de ética e regulamentação disciplinar.

Somado ao veto potencial da Champions League é uma possível multa de € 100 milhões se eles continuarem no projeto da Superliga. Os demais clubes fundadores do torneio já abandonaram o projeto e assinaram um acordo com a UEFA para permanecer dentro do sistema de competição da federação. São eles: Atlético de Madri, Manchester United, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Arsenal, Tottenham, Milan e Inter. Cada um deles pagará multa “se tentarem jogar em uma competição não autorizada”, uma penalidade que será reduzida para € 50 milhões “se violarem qualquer outro compromisso que tenham assumido na declaração de compromisso do clube”.

Para começar, eles já assumiram que 5% do que deveriam receber em um ano pela Champions ou Europa League não serão cobrados.

Compartilhe