Coluna

Netflix terá games por streaming a partir de 2022

15 jul, 2021
Eduardo Esteves
Fundador do MKTEsportivo
Ver mais artigos deste autor

A Netflix se prepara para entrar no mercado de games em breve. Já era um movimento esperado desde 2019 quando declarou em carta aos seus acionistas que sua maior concorrente era o Fortnite e não a HBO. E que perdia para o popular jogo.

→ Acesse aqui e conheça a Formação MKT Esportivo Experience

O movimento já começou com a plataforma de streaming contratando o ex-executivo da Electronic Arts e do Facebook, Mike Verdu, como vice-presidente de desenvolvimento de jogos. Ele trabalhou, por exemplo, no desenvolvimento e distribuição de ‘The Sims’, Plants vs. Zombies e na franquia Star Wars.

Sobre a novidade, a Netflix planeja oferecer jogos em sua plataforma até 2022. Esta será a primeira vez que um serviço do tipo se aventurará em conteúdo além do cinema e da TV. Por enquanto, a ideia é não cobrar uma taxa adicional para desfrutar da novidade.

Internamente, a Netflix enxerga nos jogos uma importante forma de entretenimento e modalidade importante para aprofundar a experiência dos fãs, sem deixar de lado a produção de conteúdos originais de filmes e séries que mantém o serviço como líder de mercado. Os videogames ofereceriam uma maneira de atrair novos clientes e também um diferencial em relação aos seus concorrentes. Walt Disney e WarnerMedia possuem direitos de transmissão ao vivo, mas não têm games em seus principais serviços de streaming.

A Netflix tem buscado maneiras de continuar crescendo, especialmente em mercados mais saturados, como os Estados Unidos. A empresa já adiantou que terá uma loja online para vender produtos licenciados e ainda fechou com Steven Spielberg para produzir filmes originais.

Sobre os games, sabemos que não será uma transição fácil, ainda que necessária para os planos da empresa. Desde 2014, por exemplo, o Amazon Game Studios investe US$ 500 milhões por ano e ainda não obteve destaque no cenário.