Futebol

Como o Mineirão trabalhou para a retomada segura do público ao estádio

O MKTEsportivo detalha todo o planejamento e ações para a reabertura dos portões do Gigante da Pampulha

Como o Mineirão trabalhou para a retomada segura do público ao estádio

17 de agosto de 2021

4 minutos de Leitura

Na noite desta quarta-feira (18), o atleticano estará de volta ao Mineirão. No dia 7 de março de 2020, cerca de 50 mil torcedores estiveram no Gigante da Pampulha na vitória por 2 x 1 sobre o rival Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro. Foi a última vez que os torcedores atleticanos pisaram no estádio. Agora, o duelo com o River Plate vale vaga nas semifinais da Copa Libertadores. No jogo de ida, no Monumental de Núñez, o Atlético venceu por 1 a 0.

Fazendo uma rápida volta no tempo, é importante destacar que o estádio se preparou para este dia. Logo quando a pandemia estourou, foi criado um núcleo de estudos e tendências para já antecipar como o setor se comportaria e quais medidas poderiam ser adotadas.

“A pandemia nos fez repensar alguns modelos de negócio e como fazer o Mineirão se reinventar no meio da maior crise sanitária que nossa geração já enfrentou. Com isso, pensando em como seria este “novo normal”, criamos um núcleo de estudos e tendências de mercado, chamado Mineirão LAB, para que o estádio esteja sempre antenado e assertivo nas ações”, disse Samuel Lloyd, diretor do Mineirão, em entrevista exclusiva ao MKTEsportivo.

De imediato, a NBA serviu como benchmark para o Gigante da Pampulha. Com o sucesso da “bolha” na temporada 2019/2020, a liga americana de basquete acabou criando protocolos robustos pensando no retorno dos torcedores aos ginásios. A NBA foi a primeira liga, em março de 2020, a interromper suas atividades em resposta ao vírus, assumindo naquele momento uma liderança em responsabilidade social. Com a grande cobertura vacinal nos Estados Unidos, as quadras voltaram a receber público em fevereiro deste ano.

“Fizemos uma análise sobre como seria a retomada e tentamos trazer insights de outras arenas, como os ginásios da NBA, para termos uma operação segura. Nosso foco principal é na segurança, para que a volta do público seja feita de maneira bem pensada, planejada e que gere uma experiência positiva a todos os presentes”, acrescentou o executivo.

Para receber Atlético Mineiro e River Plate, o Mineirão fechou uma parceria com o laboratório Hermes Pardini, referência em Medicina Diagnóstica no Brasil. As partes irão garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e reforçar os cuidados de saúde e prevenção à Covid-19 com uma série de iniciativas. Quem for ao estádio, poderá ver na prática como tudo foi feito colocando a segurança e saúde do público presente como prioridades.

“Temos os dois clubes jogando no Mineirão, então teremos um estudo e uma análise de comportamento mais elaborada. A paixão do público é o que atrai o torcedor para voltar, mas precisamos medir comportamentos e adequar nossa operação. Trazer o Hermes Pardini é fazer com que o Mineirão conecte marcas que agreguem valor no produto final. Fizemos a instalação de mais de 400 dispensers de álcool em gel, foram mais de três mil peças de sinalização informativa, além de uma série de ações realizadas em conjunto com o Hermes Pardini”, detalhou Lloyd, que salientou a preocupação de também fazer um acompanhamento pós-evento para trazer dados à operação e órgãos competentes.

Já pensando nos demais jogos que irá receber, o Mineirão fará uma pesquisa para entender como os torcedores aderiram a essa retomada e se sentiram seguros com as iniciativas na arena. Em um primeiro momento, o foco estará em melhorar a operação e dar o máximo de segurança possível ao torcedor que deseja frequentar o estádio neste momento. Somente depois o local pensará em ações envolvendo experiências de matchday.

“A pesquisa nos gerará insights operacionais de como melhorar ainda mais a vinda do torcedor, além de monitorarmos a transmissibilidade pós-evento. Neste momento, tudo está sendo planejado para a segurança do jogo e para a saúde dos torcedores. A experiência é importante, mas precisamos, antes de tudo, ter todo o equipamento com todas as adequações sanitárias para que o torcedor, antes de ser impactado com alguma ação, se sinta seguro e acolhido por esta operação”, finalizou.

Ao todo, o Mineirão deve receber amanhã quase 18 mil pessoas, o número corresponde a 30% da capacidade total do local, que é de aproximadamente 62.1 mil espectadores.

Imagens: Divulgação – Mineirão

Compartilhe