Indústria

Em carta aberta, FIFA se posiciona após vetos de LaLiga e Premier League

Gianni Infantino pede a colaboração das ligas europeias para que liberem seus atletas para a disputa das partidas entre seleções

Em carta aberta, FIFA se posiciona após vetos de LaLiga e Premier League

25 de agosto de 2021

3 minutos de Leitura

Após Premier League e LaLiga anunciarem que não irão liberar os atletas que disputam ambos torneios para seleções nacionais de diversos países que disputarão as Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2022, a FIFA publicou uma carta para (tentar) apaziguar a situação.

Nela, o mandatário da entidade, Gianni Infantino, relembrou os problemas globais enfrentados pelo mundo durante o período da pandemia de Covid-19 e pede a colaboração das ligas europeias para que liberem seus atletas para a disputa das partidas entre seleções.

Infantino ainda deixou claro que enviou uma carta particular com um pedido para que o primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, retire a quarentena necessária para a entrada no país. Como os jogadores sairiam do território inglês para defender suas seleções, ao voltarem teriam que ficar em quarentena, o que faria com que não treinassem por esse período, afetando suas preparações físicas e desfalcando os times da Premier League.

O veto foi imposto a países que se encontram na lista vermelha elaborada pelo governo inglês. Nessa lista estão Brasil, Argentina e diversos países africanos. A decisão de LaLiga afetará quase todas as seleções sul-americanas, já que, até o momento, 25 jogadores de 13 equipes diferentes do torneio foram chamados para os próximos três jogos das eliminatórias. O número pode ser ainda maior, já que as listas de Equador e Venezuela para as partidas ainda não foram anunciadas. Já no inglês, os convocados de Tite afetados pela decisão são Alisson, Ederson, Thiago Silva, Fabinho, Fred, Gabriel Jesus, Raphinha, Firmino e Richarlison.

Confira abaixo a carta enviada pela FIFA:

“Enfrentamos problemas globais juntos no passado e devemos continuar a enfrentá-los no futuro. A liberação de jogadores nas próximas janelas internacionais é uma questão de grande urgência e importância. Sou grato pelo apoio e cooperação de muitas partes interessadas no futebol durante este período desafiador.

Estou pedindo uma demonstração de solidariedade de cada associação membro, cada liga e cada clube, para fazer o que é certo e justo para o jogo global. Muitos dos melhores jogadores do mundo competem em ligas na Inglaterra e na Espanha, e acreditamos que esses países também compartilham a responsabilidade de preservar e proteger a integridade esportiva das competições em todo o mundo.

Sobre a questão das restrições de quarentena na Inglaterra, para jogadores que retornam de países da lista vermelha, escrevi ao primeiro-ministro Boris Johnson e apelei pelo apoio necessário, em particular, para que os jogadores não fiquem privados da oportunidade de representar seus países nas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA, que é uma das maiores honras para um jogador de futebol profissional. Sugeri que uma abordagem semelhante à adotada pelo governo do Reino Unido para as fases finais da Euro 2020 seja implementada para os próximos jogos internacionais.

Juntos, mostramos solidariedade e unidade na luta contra a Covid-19. Agora, estou pedindo a todos que garantam a liberação de jogadores internacionais para as próximas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA.”

Compartilhe