Futebol

FIFA se posiciona e se aproxima de encerrar acordo com a EA Sports

Movimento acontece uma semana depois da empresa confirmar que estudava o fim de naming right da franquia FIFA

FIFA se posiciona e se aproxima de encerrar acordo com a EA Sports

15 de outubro de 2021

3 minutos de Leitura

O MKTEsportivo adiantou o desejo da EA Sports de encerrar o seu acordo de licenciamento com a FIFA. Nesta sexta-feira, a entidade suíça se posicionou deixando a entender que, de fato, será o fim do acordo com a produtora do game de futebol. Nos últimos 20 anos, ele rendeu cerca de US$ 150 milhões ao ano para a FIFA.

Como se sabe, o cerne da disputa é financeiro, já que a FIFA deseja mais do que o dobro do que recebe atualmente da EA Sports. Um valor que aumentaria o pagamento da série para mais de US$ 1 bilhão para cada ciclo de quatro anos entre Copas do Mundo.

Nos bastidores, a FIFA já trabalha em um projeto batizado “eFIFA”, série de competições eletrônicas e que havia sido anunciado no passado. No comunicado, a entidade afirmou que “adotará um novo posicionamento comercial em games e e-Sports para garantir que esteja em melhor posição para tomar decisões que beneficiem todos os interessados ​​no futebol”.

Pelo seu lado, a EA já registrou a marca “EA Sports FC” no Reino Unido e União Europeia, indicando um futuro nome para o seu jogo de futebol de maior sucesso do mercado.

“À medida que olhamos para o futuro, também estamos explorando a ideia de renomear nossos jogos globais de futebol da EA Sports. Isso significa que estamos revisando nosso contrato de licenciamento com a FIFA, que é separado de todas as nossas outras parcerias e licenças oficiais em todo o mundo do futebol”, afirmou Cam Weber, diretor geral da EA Sports, quando iniciaram as especulações sobre o fim da parceria.

No mesmo comunicado, a empresa aproveitou para anunciar um recorde com o lançamento de FIFA 22, que viu mais de 9.1 milhões de jogadores juntarem-se ao jogo em apenas alguns dias.

“Está claro que esse deve ser um espaço ocupado por mais de uma parte controlando todos os direitos. Agora, as empresas de tecnologia estão competindo ativamente para se associar à FIFA, suas plataformas e torneios globais”, comunicou a FIFA, nesta sexta-feira.

Agora, espera-se que a FIFA foque na produção de um jogo próprio, utilizando marcas e identidades da Copa do Mundo e das 211 associações-membro, além da realização de competições de eSports pelo mundo.

“Games e eSports são os setores de mídia de crescimento mais rápido no planeta, com novos e diversos tipos de jogos sendo lançados continuamente. Portanto, é de importância crucial para a FIFA e suas partes interessadas maximizar todas as oportunidades futuras para os fãs de futebol e games”, acrescentou a entidade.

Lançado em 1993, o game chegou ao mercado como FIFA International Soccer. Em 1994, virou FIFA Soccer. Somente em 2006 a EA Sports decidiu que o nome seria apenas FIFA, acompanhado do ano em questão.

Compartilhe