Atletas

Patrocinadores cobram Minas Clube após não condenar homofobia de Maurício Souza

Fiat e Gerdau cobram atitude enérgica do clube depois do atleta se manifestar por duas vezes em seu Instagram

Patrocinadores cobram Minas Clube após não condenar homofobia de Maurício Souza

26 de outubro de 2021

3 minutos de Leitura

Dois dos principais patrocinadores do Fiat/Gerdau/Minas cobraram uma atitude do clube em relação ao central Maurício Souza, que, recentemente, publicou postagens com discurso homofóbico. Em seu Instagram, o atleta fez críticas ao anúncio do quadrinho da DC Comics, onde o novo Super-Homem se descobre bissexual.

“É só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”, escreveu Maurício.

Além disso, ele também criticou a decisão da TV Globo de usar pronome neutro em suas novelas, reconhecendo pessoas que preferem não se identificar a um gênero específico. Em nota, o Minas afirmou que seus atletas são livres para emitir suas opiniões nas redes sociais.

“Todos os atletas federados à agremiação têm liberdade para se expressar livremente em suas redes sociais. O clube é apartidário, apolítico e preocupa-se com a inclusão, diversidade e demais causas sociais. Não aceitamos manifestações homofóbicas, racistas ou qualquer manifestação que fira a lei. A agremiação salienta que as opiniões do jogador não representam as crenças da instituição sócio-desportiva. O Minas Tênis Clube pondera que já conversou com o atleta e tem o orientado internamente sobre o assunto”, afirmou o clube.

Neste sentido. Fiat e Gerdau se posicionaram contra as atitudes do jogador e cobram um posicionamento mais enérgico do clube em relação ao caso.

“A Gerdau repudia qualquer tipo de manifestação de cunho preceituoso ou homofóbico. Sobre as declarações recentes do atleta Maurício Souza, jogador do Fiat/Gerdau/Minas, a empresa já pediu a posição oficial do clube sobre as tratativas necessárias ao caso para adotar as medidas cabíveis, o mais breve possível. A Gerdau reforça o seu compromisso com a diversidade e inclusão, um valor inegociável para a companhia. A empresa ressalta que decidiu patrocinar os times masculino e feminino do Minas, também pelo poder de inclusão da modalidade, que inclui atletas que representam bem a diversidade brasileira. Dentre as iniciativas e compromissos da Gerdau com o tema, destacamos o banco de talentos voltado à comunidade LGBTQIA+, lançado em 2020, e a assinatura de diversos pactos e coalizões que formalizam seus compromissos públicos com a promoção da diversidade e inclusão, como o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero”, afirmou a empresa.

“Em relação às recentes declarações do jogador Maurício Souza, da equipe de vôlei Fiat Minas Gerdau, a Fiat declara seu repúdio a toda e qualquer expressão de cunho homofóbico, considerando inaceitáveis as manifestações movidas por preconceito, ímpeto desrespeitoso ou excludente. A empresa pauta suas ações e relacionamentos com base em valores que considera inegociáveis, como respeito à diversidade e à inclusão. Assim, a Fiat repudia qualquer tipo de declaração que promova ódio, exclusão ou diminuição da pessoa humana e espera que a instituição tome as medidas cabíveis e necessárias no espaço mais curto de tempo possível”, publicou a Fiat.

Compartilhe