Futebol

Você precisa conhecer o Angel City, o primeiro time feminino de Los Angeles

As atrizes Natalie Portman, Jennifer Garner e Eva Longoria estão entre as investidoras do clube

Você precisa conhecer o Angel City, o primeiro time feminino de Los Angeles

22 de novembro de 2021

2 minutos de Leitura

O mais novo clube de futebol de Los Angeles, o Angel City FC, ainda nem começou a jogar, mas já está estabelecendo um novo padrão dentro da Liga Nacional de Futebol Feminino (NWSL). O time utilizou estrelas de Hollywood, como Natalie Portman, Jennifer Garner e Eva Longoria, para apresentar o primeiro uniforme de sua história. E tem uma explicação: todas são investidoras do clube.

A camisa é principalmente preta com linhas verticais de padrões geométricos em forma de leque que são uma homenagem aos ziguezagues encontrados na bandeira oficial da cidade de Los Angeles, ao mesmo tempo que simboliza “a primeira luz em um horizonte escuro e o início de um novo dia”.

Fundado em 2020, o Angel City possui um grupo de proprietárias majoritariamente feminina, com Portman, Garner e Longoria sendo acompanhadas por nomes de peso do esporte, como Serena Williams e Billie Jean King, do tênis, e ex-jogadoras da seleção feminina do país, como Julie Foudy, Abby Wambach e Mia Hamm.

Mesmo sem ainda ter entrado em campo, o Angel City já está se estabelecendo como um verdadeiro líder na NWSL fora do campo. No mês passado, o clube anunciou um acordo de divisão de receitas para reforçar os salários relativamente baixos na liga feminina. Ficou acordado que 1% da receita líquida de ingressos de todos os seus jogos em casa da temporada regular será dividido igualmente entre as jogadoras do Angel City no final de 2022.

O clube ainda contratou a ex-jogadora inglesa Eniola Aluko para assumir um cargo diretivo. Aluko, que passou o último ano e meio como diretora esportiva do Aston Villa, da Super League Feminina, é a única diretora esportiva negra de um time de futebol da primeira divisão nos Estados Unidos. Foudy, bicampeã da Copa do Mundo e investidora do Angel City, esteve envolvida na contratação de Aluko, e disse que sua juventude e o fato de ela ter se aposentado recentemente facilitará o seu relacionamento com as atletas.

Por fim, como uma obrigatoriedade contratual para que as marcas figurem em sua camisa, o Angel City e seus patrocinadores doarão quase US $ 2 milhões a serem utilizados em programas comunitários locais e instituições de caridade nos próximos anos.

Compartilhe