Futebol

Sócios do Coritiba aprovam mudança de modelo no futebol para clube-empresa

A decisão aconteceu através de uma votação online, que contou com a participação de 4.099 sócios

Sócios do Coritiba aprovam mudança de modelo no futebol para clube-empresa

24 de dezembro de 2021

2 minutos de Leitura

Os sócios do Coritiba aprovaram, nesta quinta-feira (23), a mudança do modelo de gestão para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

A decisão aconteceu através de uma votação online, que contou com a participação de 4.099 sócios. A transição teve 3.902 votos favoráveis, 185 contrários, cinco brancos e sete nulos.

“O Clube alviverde irá, agora, iniciar os trâmites burocráticos para a constituição desta nova empresa. O resultado da Assembleia Geral Extraordinária de sócios foi fundamental para que o Coritiba possa estar preparado para os benefícios que a Lei da SAF trazem, principalmente em relação: Aos mecanismos seguros e eficientes para o enfrentamento da dívida histórica do clube; Aos melhores modelos de governança e perenidade para a gestão; E à captação de recurso no curto, médio e longo prazo”, informou o clube, em nota no site oficial.

Com a aprovação, o Coritiba adotará três passos: tratamento e a quitação da dívida, estrutura de gestão de excelência e governança coorporativa. Internamente, a direção não acredita em conseguir um investidor antes de 2023.

“A partir das definições, juntamente às estruturas estatutárias internas do Clube e prezando pela transparência na relação com o seu torcedor e com o mercado, o Coritiba no momento oportuno irá anunciar os próximos passos relativos à implementação da SAF. Com o resultado o Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club agradece a participação e confiança do sócio-torcedor neste momento tão importante na história do Clube, demonstrando o entendimento pelo qual passa o Coritiba e quais são as decisões necessárias para sua modernização e reestruturação”, disse o clube, na nota oficial.

Na última semana, o tema clube-empresa ganhou amplo destaque após a compra do Cruzeiro por parte de Ronaldo. Atualmente, a maioria dos clubes de futebol são caracterizados como entidades sem fins lucrativos. Agora, a Sociedade Anônima do Futebol vai possibilitar a transição para o modelo de clube-empresa.

Compartilhe