Indústria

Com novidades e chancela da CBF, Liga Nacional de Futsal inicia temporada 2022

A entidade assumiu o controle da modalidade oficialmente em 2020

Com novidades e chancela da CBF, Liga Nacional de Futsal inicia temporada 2022

25 de março de 2022

2 minutos de Leitura

Neste final de semana começa a temporada 2022 da Liga Nacional de Futsal (LNF). Neste ano, serão 23 equipes disputando o título mais importante da modalidade em território nacional e a grande novidade é a chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela primeira vez em 28 edições.

A entidade assumiu o controle da modalidade oficialmente em 2020, realizando a preparação da Seleção Brasileira de Futsal para a Copa do Mundo da Lituânia e promovendo as eliminatórias sul-americanas para o mundial.

Nesta temporada, o controle passa a envolver também os clubes da LNF, já que todos foram registrados no sistema da CBF e consequentemente os atletas e comissão técnica passaram a ter seus nomes e registros efetivamente homologados no BID.

Outra novidade é o quadro de arbitragem, administrado também pelo departamento de futsal da CBF, sob a coordenação do ex-atleta da Seleção Brasileira Lavoisier Freire. A LNF2022 retomará a sua fórmula de disputa original, onde todas as equipes se enfrentam em turno único na primeira fase e as 16 melhores classificam-se para os playoffs. O campeão garante vaga direta para representar o Brasil na Copa Libertadores da América de Futsal.

Institucionalmente as mudanças podem representar no médio prazo uma revolução no futsal brasileiro. Considerada por diversos profissionais como uma das principais locomotivas para a formação de bons jogadores de futebol, as equipes de futsal poderão pleitear no futuro breve o reconhecimento de clube formador, valorizando o trabalho das categorias de base e proporcionando uma importante receita para a sustentabilidade dos projetos de futsal.

Com patrocínios da Krona, Umbro, Cresol, Patriani e Unicesumar, a LNF terá os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul presentes na elite do futsal nacional. Já o torcedor poderá acompanhar os 230 jogos ao vivo através da LNFTV, plataforma online de streaming.

Compartilhe