Henrique Avancini é o novo sócio da Semexe

Atleta ajudará empresa a expandir sua atuação no vertical de ciclismo e será membro do conselho

junho 30, 2022

A plataforma Semexe tem um novo acionista. O ciclista Henrique Avancini, um dos maiores atletas do mundo na atualidade, passará a fazer parte do corpo diretivo da empresa. Além de sócio, Avancini atuará como membro do conselho, com o objetivo de guiar todas as estratégias da empresa dentro do setor do ciclismo e trazer sua experiência de mais de duas décadas na indústria.

Como sócio da Semexe, Henrique Avancini se junta a nomes experientes do universo de startups que já apostam na empresa, como o cofundador do Ifood, Guilherme Bonfácio e o cofundador do Buscapé, Rodrigo Borges. Além disso, outros grandes executivos do mercado esportivo fazem parte do grupo, como Bernardo Fonseca (X-Terra), Carlos Galvão (Ironman Brasil) e Mario Roma (Brasil Ride).

O que mais me motivou a me juntar à Semexe foi enxergar que existe uma sincronia entre os princípios da empresa e o que eu acredito para o mercado da bicicleta no país. Eu venho me dedicando à bicicleta há muitos anos, cresci como atleta, cresci dentro de um bike shop. Eu pude ver o crescimento da indústria atuando diretamente no mercado de bikes no Brasil. Compreendi que eu poderia trazer uma visão e um valor diferente para uma empresa que estava tão disposta a fazer algo inovador no mercado da bicicleta.

Henrique Avancini

Com a origem focada no mundo do ciclismo, a relação entre Semexe e Henrique Avancini começou ainda antes do lançamento da empresa, e se fortaleceu nos anos seguintes. A companhia, inclusive, já era parceira do atleta no projeto Pedaling for a Reason. Idealizada pelo ciclista, a iniciativa está na sua quarta edição, com leilões beneficentes de equipamentos profissionais usados pelo brasileiro em competições. Os recursos arrecadados são doados para entidades sociais.

“Acompanho o trabalho do Henrique há quase uma década e essa aproximação foi natural. Ele mudou o ciclismo no Brasil e acreditou no projeto da Semexe de democratizar o acesso a equipamentos esportivos de qualidade. É um atleta diferenciado, com visão de longo prazo, conhecimento da indústria e uma vontade genuína de contribuir para o esporte. Será uma honra e uma responsabilidade ter Avancini ao nosso lado”, disse Gabriel Novais, cofundador da Semexe.

“Ter alguém na Semexe que além do principal expoente da modalidade ainda pode trazer os insights que só um campeão mundial tem é uma enorme honra para gente. O Henrique se mostrou todo o tempo muito engajado em se envolver com o negócio e contribuir com a estratégia. Ele tem uma visão diferenciada e muito a somar”, acrescentou Rafael Papa, cofundador e COO da Semexe.

Na prática, Avancini terá responsabilidades diretas dentro da plataforma e fará parte do conselho, dando suporte na estratégia de marca junto à comunidade do ciclismo; gerando novas parcerias estratégicas; e participando da estratégia da criação do ecossistema ao redor do marketplace. Para isso, o atleta usará sua expertise no mercado de ciclismo e seu amplo contato no alto-rendimento, fruto de quase duas décadas de sucesso em competições do Mountain Bike, inclusive com a melhor colocação de um brasileiro na história da modalidade XCO em uma edição dos Jogos Olímpicos.

A empresa tem tido expressivo crescimento desde o seu surgimento, em 2019. Ano passado o faturamento da startup cresceu 290% comparado ao ano anterior, e a previsão é triplicar o valor em 2022. Esse ano já foram um milhão e duzentos mil visitantes na plataforma e mais de 15.000 vendedores cadastrados.