Tecnologia

Liga Portugal fecha parceria com LaLiga Tech para impulsionar desenvolvimento tecnológico

Entre diversas iniciativas, aliança visa oferecer serviço de proteção digital aos clubes contra pirataria

Liga Portugal fecha parceria com LaLiga Tech para impulsionar desenvolvimento tecnológico

08 de agosto de 2022

3 minutos de Leitura

A LaLiga Tech, subsidiária de tecnologia de LaLiga, uniu forças com a Liga Portugal para potencializar o desenvolvimento tecnológico das competições portuguesas, ajudando-as a melhorar o seu conteúdo e a estabelecer um engajamento maior com seus seguidores em nível mundial através de um ecossistema digital.

“A revolução tecnológica chegou ao futebol. Ligações como a da Liga Portugal com a LaLiga Tech mostram como o desenvolvimento tecnológico pode aumentar a projeção das competições, aumentar a competitividade das ligas e a forma como vemos o jogo, o impacto das marcas e o potencial na relação com os fãs num mundo cada vez mais digital. Estamos orgulhosos com esta parceria no combate à fraude. Neste caso concreto, este é apenas um ponto. O material pirata é uma ameaça à propriedade intelectual dos clubes, às marcas e, sobretudo, engana os fãs, retirando-lhes a experiência que só um produto oficial consegue proporcionar”, disse Pedro Proença, presidente da Liga Portugal.

De imediato, os clubes portugueses terão acesso aos serviços tecnológicos de proteção de marca de LaLiga Tech, que buscam combater a venda online de produtos piratas.

Os serviços fazem parte do ecossistema de tecnologias esportivas fornecidas pela LaLiga Tech para ajudar as organizações desportivas de todo o mundo a acelerar o seu processo de transformação digital.

“Os produtos piratas afetam negativamente as receitas do clube, as relações com os fornecedores e a experiência dos torcedores. Temos o prazer de nos juntar aos nossos parceiros na Liga Portugal para salvaguardar as importantes receitas que o merchandising gera e potenciar a estratégia de transformação digital da competição”, acrescentou Javier Tebas, presidente da LaLiga.

A Liga Portugal apresentará às 34 equipes que fazem parte da liga as soluções de proteção de marca, que permitem detectar, analisar e remover produtos ilegais, com a intenção de assegurar a propriedade intelectual dos clubes.

O serviço de proteção de marca serve para monitorar, reportar e remover a venda de produtos piratas de maneira online, através de um sistema de detecção automática. A LaLiga Tech consegue assegurar a remoção rápida de todos os produtos identificados como fraudulentos, graças à sua proximidade com as principais plataformas de comércio online, como Alibaba, Amazon, eBay, Etsy ou Taobao.

“Desde o lançamento dos seus serviços no ano passado, a LaLiga Tech ajudou as entidades esportivas a proteger mais de € 9 bilhões em conteúdo e a estabelecer relações mais diretas e rentáveis com os torcedores, o que realça a capacidade dessa tecnologia em fortalecer ainda mais a indústria”, finalizou Tebas.

Entre os clientes de LaLiga Tech está a 1190, detentora dos direitos internacionais de transmissão das Séries A e B do Brasileirão, Tomateros de Culiacán (time de baseball do México), Concept2 (fábrica de material esportivo) e Real Associação Belga de Futebol. Essas organizações, segundo a LaLiga Tech, viram 90% dos produtos ilegais serem retirados das plataformas de venda online.

Compartilhe