Indústria

Prisões de torcedores e casos de desordens têm maior índice em oito anos no futebol britânico

As prisões de torcedores aumentaram 59% durante a temporada 2020/2021

Prisões de torcedores e casos de desordens têm maior índice em oito anos no futebol britânico

26 de setembro de 2022

2 minutos de Leitura

A cada temporada, cresce o número de prisões e incidentes de desordem em jogos de futebol na Inglaterra e no País de Gales. Na temporada passada, inclusive, atingiu o seu maior índice em oito anos.

As prisões de torcedores aumentaram 59%, batendo a marca de 2.198 pessoas. O antigo recorde de detenções foi registrado em 2013/2014: 2.273.

Ao todo, foram 441 partidas com invasões de campo na temporada 2020/2021, um incremento de 127% em relação à última temporada antes da pandemia. Além disso, em 384 partidas houve um incidente de crime de ódio, aumento de 99%. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Interior britânico.

Entre os clubes, destaque negativo para o West Ham, com o maior número de prisões (95). O Manchester City (76), Manchester United (72), Leicester (59) e Everton (58) completam o TOP 5.

Por conta deste cenário, a Premier League anunciou recentemente a introdução de uma proibição mínima de um ano longe dos estádios para torcedores que invadam o campo ou tenham sido flagrados carregando ou usando rojões.

“As estatísticas mostram um aumento preocupante desses crimes, que são extremamente perigosos para jogadores, funcionários dos estádios e outros torcedores”, destacou a polícia britânica, em comunicado.

Para o chefe do policiamento de futebol, Mark Roberts, caso uma forte campanha focada nos torcedores mais jovens envolvidos em desordem não seja criada, “teremos um problema com eles pelos próximos 20 anos”.

Compartilhe