Tecnologia

Cruzeiro anuncia Big Blue, projeto tecnológico para reunir a maior base digital de torcedores do mundo

Clube está utilizando alguns dos recursos mais imersivos para produção de conteúdo audiovisual

Cruzeiro anuncia Big Blue, projeto tecnológico para reunir a maior base digital de torcedores do mundo

25 de outubro de 2022

7 minutos de Leitura

O Cruzeiro anunciou o Cruzeiro Big Blue, projeto tecnológico que será realizado de 16 a 18 novembro, com a participação de mais de 70 convidados, entre jogadores, ídolos e dirigentes do clube.

O evento contou com a presença de Ronaldo Fenômeno, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube, e Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro. Também estiveram no evento o cantor Samuel Rosa, do Skank, que é cruzeirense, além dos ídolos do passado Dirceu Lopes e Careca.

O evento será exclusivamente digital, no Planeta Big Blue, um cenário extraterrestre que traz alguns elementos emblemáticos do time, desde a mascote Raposa à coleção de troféus conquistados ao longo da vida do clube.

“Nosso principal pilar é nosso torcedor. Isso é muito claro. Na verdade, só aceitei entrar neste projeto do Cruzeiro por causa do torcedor cruzeirense. Temos 10 milhões de torcedores. Isso, com certeza, é um ativo importante do clube. É muito importante ter uma transparência com torcedor. Mostrar exatamente o que e como estamos fazendo”, comentou Ronaldo Nazário, dono da SAF do Cruzeiro.

Serão utilizados alguns recursos tecnológicos mais modernos para a produção dos conteúdos audiovisuais. Tecnologias iguais às utilizadas pelos principais estúdios de cinema. O pixtope é uma ferramenta usada na transmissão de eventos como o Super Bowl e a F1. Haverá dos tipos de câmeras track, a NCAM e a REdSpy, as mesmas utilizadas em Hollywood.

“A ideia é construir uma plataforma digital totalmente integrada com o app recém-lançado, e com outras iniciativas que lançaremos para conhecer melhor o nosso torcedor. O Big Blue é parte integrante dessa família geradora de dados, em que todos os elementos conversam e se completam. Com essa iniciativa, queremos firmar o Cruzeiro no mapa mundial do futebol, mostrando sua relevância como pioneiro no universo digital. Aproximar o torcedor, oferecer uma experiência completamente diferente e ainda fomentar um banco de dados, é ditar novos rumos no esporte, tanto para os fãs, quanto para o Clube”, comentou Alexandre Cobra, Secretário-Geral do Cruzeiro.

Já na parte de geração e análise de dados dos torcedores, a plataforma da Transformação Digital é capaz de integrar informações e hábitos de navegação, fazendo com que o time conheça seu público mais a fundo e de uma maneira individual.

“Preparamos uma grande festa tecnológica para o retorno do cabuloso, uma festa tão grande quanto a gigante torcida do Cruzeiro merece. É o início do metaverso do Cruzeiro. Nosso objetivo é criar uma experiência inesquecível, totalmente imersiva, aproximando ainda mais o torcedor do Clube, mesmo que em um ambiente digital. É um divisor de águas no futebol”, afirma Tiago Magnus, CEO da Transformação Digital.

“Tem toda uma dinâmica com elementos do clube. Está bem bacana. Convido todos a entrarem no dia 16 para descobrir como vai funcionar. A ideia é aproximar o torcedor do clube usando esse ambiente digital. O objetivo principal é aproximar o fã do clube e explicar um pouquinho dos bastidores. Se isso vai ter resultado comercial, ótimo”, acrescentou Gabriel Lima.

“A gente está seguindo nossa linha de mostrar transparência, falar a verdade e explorar novos formatos. Temos buscado fazer coisas diferentes. Chegar em pessoas que normalmente não chegamos com futebol. A ideia de explorar esse canal, esse novo formato é chegar em pessoas que normalmente não chegamos pelos veículos comuns”, finalizou o executivo.

Veja abaixo a programação do Cruzeiro Big Blue:

16/11 (quarta-feira)

18h: Abertura Big Blue

Convidados: Ronaldo Nazário, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro; Guilherme Benchimol, fundador e pres. executivo do Conselho de Administração da XP Inc.; Fernando Musa, fundador da David e CEO da Ogilvy Brasil; João Adibe, presidente e CEO do Grupo Cimed; Samuel Rosa, músico e torcedor do Cruzeiro; Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro (mediador)

18h45: Esportes Eletrônicos: Cruzeiro e os games

Convidados: Ronaldo, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro; Fred Tannure, diretor de marketing da 00Nation; Felipe Ribbe, cofundador da Socios.com; Ninext, gamer e streamer; Gaulês, streamer e youtuber; Nicolle Merhy, gamer e streamer (mediador);

19h30: Negócios no Futebol/modelo SAF: o futuro da gestão no futebol brasileiro?

Convidados: Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro; Pedro Martins, diretor executivo de futebol; Pedro Mesquita, head of investment banking, XP Inc.; Alexandre Cobra, secretário-geral do Cruzeiro; Raphael Vianna, diretor financeiro do Cruzeiro;

20h: Grandes jogos e boas histórias – grandes ídolos cruzeirenses

Convidados: Dirceu Lopes, ídolo do Cruzeiro; Marcelo Ramos, ídolo do Cruzeiro; Palhinha, ídolo do Cruzeiro; Fabrício, ídolo do Cruzeiro; Ari Aguiar, jornalista (mediador)

17/11 (quinta-feira)

18h: Retorno à Série A: do rebaixamento à elite

Convidados: Paulo André – direção de futebol Cruzeiro e Valladolid; Paulo Pezzolano, técnico do Cruzeiro; Eduardo Brock, capitão e jogador do Cruzeiro; Enrico Ambrogini, chief operating officer do Cruzeiro; André Salles, editor-chefe do programa “Os Donos da Bola”, da Band (mediador)

18h30: Base forte: a nova geração da Raposa

Convidados: Roberto Braga, Diretor executivo categorias de base do Cruzeiro; Fernando Seabra, Treinador do Sub-20 do Cruzeiro; Wendel, técnico do Sub-14; Stênio Zanetti, jogador do Cruzeiro; Pollyanna Andrade, voz do Mineirão (mediadora)

19h: O Cruzeiro e as Redes Sociais

Convidados: Rafael Cabral, jogador do Cruzeiro; Jully Molina, youtuber; Edu, jogador do Cruzeiro; Bia Arantes, atriz; Bárbara Passos, influencer e streamer; Hugão, apresentador (mediador)

20h: Copa do Mundo: Seleção Cruzeiro

Convidados: Piazza, ídolo do Cruzeiro; Careca, ídolo do Cruzeiro; Ricardinho, ídolo do Cruzeiro; Gilberto, ídolo do Cruzeiro; Fernando Fernandes, jornalista e apresentador da Band/mediador

21h: Marketing e Comunicação: Como o Cruzeiro está se preparando para o futuro

Convidados: Victor Rios, diretor de comunicação do Cruzeiro; Lenin Franco, diretor de marketing do Cruzeiro; André Araújo, head de marketing + digital do Cruzeiro; Andre Monnerat, diretor de negócios da Feng; Otávio Pereira, coCEO ODDZ Network; Eduardo Baraldi, coCEO ODDZ Network (mediador)

18/11 (sexta-feira)

18h: As Cabulosas: o avanço do futebol feminino

Convidados: Kin Saito, diretora de futebol feminino do Cruzeiro; Rita Bove, jogadora do Cruzeiro; Anna Luíza, jogadora do Cruzeiro; Carina Pereira, jornalista (mediadora)

18h30: Que jogo foi esse? História de grandes partidas

Convidados: Nonato, ídolo do Cruzeiro; Alberto Rodrigues, narrador da rádio Itatiaia; Fernanda Hermsdorff, influencer e representante do Cruzeiro no Ge.Globo; Valdir Virjão, influencer e criador do canal Cruzoeiro ; Rafael Cabral, jogador do Cruzeiro; Thiago Valu, jornalista e repórter da Band (mediador)

19h30: Inovação na Indústria do Futebol

Convidados: André Bolonhini, sócio da Bain & Company; Cláudio Macedo, CEO da W/Torre; Denis Caldeira, ex-Google, ex-Facebook, diretor de tecnologia da Trademark; Ricardo Dias, cofundador da Adventures; Nicola Calicchio, investidor e empreendedor; Igor Lopes, jornalista (mediador)

20h: Grandes Marcas/Marketing pós-pandemia

Convidados: Fred Luz, managing director da Alvarez & Marsal; Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev; Robson Harada, CMGO do Mercado Bitcoin; Rafael Ugo, CMO da Volvo Cars Brasil; Patrícia Lopes, head de operações B2B e lojas parceiras/Netshoes Cruzeiro; Rene Salviano, CEO da Heatmap Sports Marketing (mediador)

20h30: Legado Cruzeiro: paixão de pai para filho

Convidados: Samuel e Juliano Rosa, pai e filho cruzeirenses; Samuel Venâncio, setorista do Cruzeiro (mediador).

Compartilhe