Indústria

Sport dá nome à satélite da NASA

Leão recebe físico norte-americano que deu o nome do clube à um satélite da NASA

Sport dá nome à satélite da NASA

04 de novembro de 2022

2 minutos de Leitura

O Sport recebeu uma homenagem que literalmente ultrapassa todas as fronteiras. Ainda neste mês de novembro, o satélite 6U, nomeado de “SPORT”, será lançado ao espaço pela NASA carregando o nome do clube. O responsável pelo ‘batismo’ foi o norte-americano Jim Spann, um heliofísico criado no Recife, sócio e apaixonado pelo Leão da Ilha do Retiro.

Por conta dos seus pais, que eram missionários, Jim acabou criado na capital pernambucana, onde aos poucos foi criando uma relação especial com o rubro-negro.

“Foi uma paixão familiar, que passou de pai para filho. Como morávamos próximo da Ilha do Retiro, meu pai se associou ao Clube e levava eu e meus irmãos aos jogos do Sport. Durante um certo tempo, eu fui atleta de basquete do Clube na categoria juvenil. O Sport realmente, para mim, é algo muito especial e que representa uma época importante da minha vida”, afirmou o cientista.

Em nome do clube, o presidente Yuri Romão fez questão de receber o ilustre torcedor na Ilha do Retiro. Além de um almoço regional para relembrar as raízes de Jim, o mandatário leonino aproveitou a oportunidade para presentear o físico com uma placa personalizada e um kit com as camisas do clube.

“Realmente é uma história maravilhosa. Fizemos questão de recebê-lo no Clube e preparar um almoço mais do que especial, para ele matar a saudade da culinária do Estado. Como forma de agradecimento, devolvemos a homenagem feita por ele, com um kit do Leão e uma placa oficial”, revelou o presidente.

De volta à cidade para uma série de encontros acadêmicos, Dr. Spann deu mais detalhes sobre a iniciativa de levar o nome do Sport ao espaço. Para ele, o futebol pode ser uma ponte para que os jovens se encantem pelo mercado espacial.

“Eu costumo falar que todos podem alcançar os seus sonhos, com muita dedicação e perseverança. Dediquem-se, pois vale muito a pena. O nosso objetivo é, através do futebol, atingir jovens estudantes e mostrar que o mercado espacial é acessível”, disse Jim.

Previsto para ser lançado ao espaço ainda neste mês de novembro, direto de Cape Canaveral, na Flórida, o satélite 6U, batizado de Sport, terá como função a análise de “bolhas de plasma”, ou seja, falhas que ocorrem com frequência em regiões tropicais e provocam erros nas posições de GPS utilizados em veículos em terra, mar e ar.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT