O Grupo de Incentivo à Vida (GIV) é o destaque de dezembro na camisa do líbero do Vedacit Vôlei Guarulhos. Com a cor vermelha, o mês foi escolhido para realização da campanha nacional de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Mensalmente, o uniforme do líbero estampa uma ONG diferente e muda de cor conforme a causa apoiada. Fundado há 32 anos, o GIV luta pelos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) e das populações mais vulneráveis à infecção.
Entre as ações desenvolvidas, está envolvido técnica e politicamente na maior parte das decisões e reivindicações sobre o tema, como a luta por acesso gratuito a medicamentos, a constituição de fóruns e encontros de articulação nacional entre ONGs e a luta pela garantia dos direitos das PVHA.
Para Cláudio Pereira, diretor do GIV, a parceria é fundamental para ampliar a visibilidade da causa, diminuir preconceitos em relação às PVHA e aproximar a sociedade das questões relacionadas à prevenção, tema que ainda causa incômodo no diálogo entre familiares e amigos. “Gostaríamos que ações como essa fossem realizadas durante todo o ano e que mais empresas tivessem a mesma visão e sensibilidade que o Vedacit Vôlei Guarulhos nos proporcionou”.
O executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, Luis Fernando Guggenberger, ressalta como a parceria contribui para ampliar a visibilidade das instituições. “Aproveitar a popularidade do esporte é fundamental para fomentar novas oportunidades de parcerias e investimentos para essas organizações”.
Ao final do mês, a camisa vermelha será autografada pelos jogadores e doada para a ONG. “A preocupação com o bem-estar físico e mental das pessoas faz parte do propósito da Vedacit. Promover ações de saúde pública, como a prevenção e a promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids é um tema de importância nacional, no qual só teremos um impacto real se todos nos unirmos para solucioná-lo”, afirma Luis.
No fim da temporada, as camisas utilizadas formarão as cores da bandeira da diversidade, referência que também aparece nas mangas de todos os jogadores, em total conexão com a Jornada de Diversidade e Inclusão promovida pela Vedacit nos últimos anos.