O Ministério dos Esportes está de volta e a ex-jogadora de vôlei Ana Moser assumiu o comando da pasta, reativada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ex-atleta afirmou que o Ministério dos Esportes intensificará o social. Segundo ela, o objetivo principal não será o alto rendimento e foco em medalhas, mas a inclusão. A nova ministra destacou a importância da conversa com outros ministérios, como Educação e Saúde. Diálogo com os comitês paralímpicos também foi pauta.
Durante o evento, Ana Moser apresentou a ex-jogadora de basquete Marta Sobral, ganhadora da medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, como secretária de Esporte de Alto Rendimento. Já o professor José Luis Ferrarezi, ex-secretário da área em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, ocupará a Secretaria de Futebol e Torcida. Diogo Silva, referência no taekwondo brasileiro, estará no seu grupo de trabalho.
A escolha por Ana Moser foi anunciada pelo MKTEsportivo ao mercado brasileiro.
Vale lembrar que o atual governo decidiu recriar o Ministério do Esporte. Na gestão de Jair Bolsonaro, a mesma ficou abrigada numa secretaria especial dentro do Ministério da Cidadania.
Recentemente, o Senado aprovou proposta do senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do orçamento, de destinação de R$ 1.988.135.355 para o Ministério do Esporte em 2023. O valor havia sido pedido pelo grupo técnico de Esporte para realizar as políticas públicas da área, com enfoque em investimentos em esporte.
Ana Moser foi um dos destaques da seleção brasileira que conquistou a primeira medalha olímpica do vôlei feminino, o bronze em Atlanta 1996. Em 2001, dois anos após se aposentar, fundou o Instituto Esporte e Educação (IEE), que oferece atividades esportivas para crianças e adolescentes e formação de professores na área de esporte educacional.
Segundo números da entidade, até aqui, a IEE já impactou mais de 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores do Brasil.
Ana Moser também faz parte da Atletas pelo Brasil, Organização Não Governamental que luta por implantação e melhoria de políticas públicas para o esporte.