Indústria

Coritiba apresenta projeto para modernização do escudo e de toda sua identidade

Ao longo de sua história, o clube já teve sete escudos diferentes

Coritiba apresenta projeto para modernização do escudo e de toda sua identidade

01 de fevereiro de 2023

3 minutos de Leitura

O Coritiba divulgou um projeto para modernização do escudo e de toda sua identidade. Apresentado para o Conselho Deliberativo, influenciadores e membros das torcidas organizadas, as mudanças já foram aprovadas restando apenas ir para Assembleia Geral, marcada para 28 de fevereiro.

Vale lembrar que, ao longo de sua história, o clube já teve sete escudos diferentes.

Segundo o Estatuto do Coritiba, Art. 6º e 9º, o escudo do clube é constituído por um círculo, simbolizando o globo terrestre; desenho raiado, lembrando calotas polares; grafia do nome “Coritiba Foot Ball Club”, por extenso, com “Paraná” escrito no espaço inferior; e, com destaque no centro de globo, as iniciais CFC. As cores remetem à bandeira do estado do Paraná, enquanto a estrela dourada é o símbolo da conquista do Campeonato Brasileiro de 1985.

O novo escudo do Coxa se inspira na construção textual da primeira bandeira do clube, além dos meridianos da primeira versão com o globo terrestre.

“Uma busca de valorizar quem realmente somos sem perder as raízes, mas ainda crescendo e gerando por meio de suas sementes uma nova geração de Coxas-Brancas”, destacou o clube.

No lugar de 12 gomos, o novo escudo tem 10 sementes, que também representam o mês de fundação do clube (outubro). O número 12 aparece representado no pavilhão, com 12 raios para representar o dia de aniversário do clube. Portanto, são 12 raios no pavilhão e 10 pinhões no escudo, formando, juntos, a data completa de fundação (12 de outubro).

A araucária é um ícone paranaense. Majestosa e imponente, com seus galhos dispostos de maneira raiada, essa árvore situa-se no topo do novo escudo.

Os pinhões simbolizam as sementes de amor ao Coritiba plantadas por nossos antepassados em nossos corações por gerações.

Antes calotas polares, agora a representação do globo terrestre surge como representação de um todo. É o nome do Coritiba brilhando pelo mundo. Seu desenho é formado por nossas raízes que se desenvolveram no solo sagrado do futebol.

Na grafia, serão retirados os nomes “Coritiba Foot Ball Club” e “Paraná” do escudo, com a manutenção apenas das iniciais “CFC” no centro, com o “F” tendo maior destaque, “pois o futebol é o centro de tudo, a razão de ser” do clube.

Sobre as cores, a escolha por “um verde que volta a ser ainda mais verde”. Já o azul, utilizado em camisas de goleiros na história do Coritiba, e o cinza, presentes nos meiões, serão novidades.

Compartilhe