Indústria

OFICIAL: Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai lançam candidatura conjunta para Copa do Mundo de 2030

O quarteto apoia-se fortemente na presença do Uruguai, que foi sede da primeira edição do torneio em 1930

OFICIAL: Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai lançam candidatura conjunta para Copa do Mundo de 2030

07 de fevereiro de 2023

2 minutos de Leitura

Em cerimônia no prédio da Associação de Futebol Argentina (AFA), Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai anunciaram de maneira oficial a candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030.

O quarteto apoia-se fortemente na presença do Uruguai, que foi sede da primeira edição do torneio em 1930, celebrando assim um possível centenário do Mundial.

“Hoje é um dia muito importante para a história destes quatro países que há algum tempo começaram com o sonho de realizar que em 2030, no centenário desta bela copa que tem uma longa história, que nasceu no Uruguai, nos seja dado nos a possibilidade de fazer este lançamento como campeões mundiais”, disse Claudio Tapia, presidente da AFA.

“A FIfa tem que vir comemorar a Copa do Mundo onde o futebol nasceu, na Copa do Mundo de 1930”, acrescentou Sebastián Bauzá, Secretário Nacional de Esportes do Uruguai.

“Estamos orgulhosos de que depois de dois meses possamos continuar comemorando com vocês a Copa do Mundo. A vitória da Argentina é a vitória da nossa região, da América do Sul, que tem tanta história nesse esporte”, comentou Alexandra Benado Vergara, Ministra de Esportes do Chile.

“Nos enche de felicidade poder estar na casa dos campeões mundiais. Nos fizeram sentir uma enorme euforia e felicidade”, comemorou Diego Harrison, Ministro dos Esportes do Paraguai.

“Temos um time, acreditamos na grandeza e da Conmebol temos a convicção de que a Fifa tem a obrigação de honrar a memória daqueles que nos precederam e organizaram a primeira Copa do Mundo”, finalizou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

Como concorrentes, uma possível candidatura tripla de Ucrânia, Espanha e Portugal, bem como a Arábia Saudita, que já adiantou conversas com a Fifa para sediar esta edição do Mundial

Para 2026, já estão confirmadas as sedes da competição, com Estados Unidos, Canadá e México trazendo o torneio para a América do Norte após mais de 30 anos desde a última vez, em 1994, quando os EUA viram o Brasil conquistar o tetracampeonato em seu território.

Compartilhe