Atletas

Brasil segue na liderança de maior país exportador de jogadores no mundo

De acordo com o CIES Football Observatory, 1.289 brasileiros atuam em ligas de futebol do exterior

Brasil segue na liderança de maior país exportador de jogadores no mundo

19 de maio de 2023

2 minutos de Leitura

O Brasil segue na liderança de país que mais exporta jogadores de futebol para o mundo. Segundo estudo do CIES Football Observatory, atualmente, 1.289 brasileiros jogam em equipes internacionais.

O país lidera o ranking nas categorias de 23 e 26 e 27 a 30 anos, enquanto a França lidera entre os mais jovens, abaixo de 23 anos. Já a Argentina, atual campeã mundial, é a principal exportadora de atletas com mais de 30 anos.

O ranking considera apenas os jogadores que atuam em países diferentes daqueles em que cresceram e disputaram as categorias de base. Isso ocorre para diferenciar esses atletas dos que se mudaram para outro país e, nele, se tornaram jogadores.

Para chegar ao resultado, o CIES Football Observatory leva em conta dados das 100 federações nacionais com mais jogadores vendidos para o exterior que atuam em 135 ligas ao redor do mundo.

Na Ásia, o Japão é o maior exportador, com 169 atletas. Os Estados Unidos lideram entre os países da Concacaf, com 162, enquanto entre os africanos, a Nigéria ocupa a liderança, com 385 jogadores atuando no estrangeiro.

Terra da badalada Premier League, a Inglaterra também é exportadora de jogadores. O país ocupa a quarta posição no ranking, com 535 “exportações”.

Compartilhe