Aproveitando a proximidade do início das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023, a adidas apresentou os troféus Bola de Ouro, Chuteira de Ouro e Luva de Ouro que premiarão, respectivamente, a artilheira, a melhor jogadora e melhor goleira da competição.
O MKTEsportivo obteve as fotos de antemão e os apresenta ao mercado brasileiro.
Os nomes premiados serão anunciados após a grande final, que será disputada no Stadium Australia, em Sydney, no dia 20 de agosto.
Importante destacar que a escolha das três melhores jogadoras será feita pelo Grupo de Estudos Técnicos da FIFA com base no desempenho das atletas ao longo do torneio. Já a goleira da Copa será definida de acordo com a partida da final.
A atleta com mais gols durante a Copa será consagrada a artilheira e receberá a Bola de Ouro. Se mais de uma jogadora terminar o torneio com o mesmo número de gols, a vencedora será definida pelo maior número de assistências. Se persistir o empate, o prêmio vai para a atleta que tiver mais gols por minuto jogado.
Neste momento, com 5 gols e de maneira isolada, a japonesa Hinata Miyazawa é a artilheira da competição.
Na Copa de 2019, disputada na França, Megan Rapinoe, atacante dos Estados Unidos, foi eleita a melhor jogadora. Já a artilheira foi sua companheira de seleção Alex Morgan com 6 gols. Neste caso, o mesmo saldo de Rapinoe, mas o critério de gols por minuto foi o desempate. Por fim, a melhor goleira do Mundial passado foi a holandesa Sari Van Veenendaal.