A organização da Brasil Ladies Cup, torneio de futebol feminino que foi realizado nos últimos dois anos e contou com a participação de equipes nacionais e internacionais, anunciou a criação de uma competição sub-20. O campeonato será realizado entre os dias 23 e 31 de outubro e terá 27 jogos com transmissão dos canais BandSports.
Águas de Lindóia-SP, Lindóia-SP, Amparo-SP e Itapira-SP são as cidades que recebem a primeira fase. As etapas finais serão mantidas no interior do estado de São Paulo e as sedes devem ser confirmadas em breve pelo comitê organizador. Serão 16 equipes divididas em quatro grupos. Os líderes de cada chave avançam para as semifinais. Os jogos eliminatórios serão decididos em partidas únicas.
Em meio à realização da Copa do Mundo Feminina e o início do processo de renovação da Seleção Brasileira, o torneio chega para fomentar as categorias de base. Com recursos de um edital de Fomento promovido pela Secretaria Estadual de Esportes, a organização conseguiu viabilizar mais uma importante competição que agrega ao desenvolvimento do futebol feminino no Brasil.
“Optamos por selecionar os melhores projetos de base do futebol brasileiro, bem como com instituições que entendem a importância e trabalham para que a modalidade cresça ainda mais. Esperamos que nos próximos anos tenhamos a possibilidade de ampliar este leque, contar com a participação de outras equipes, além de contribuir para a formação de novas profissionais”, disse Fábio Wolff, membro do Comitê Organizador do evento e porta-voz do campeonato.
A lista oficial deve ser divulgada em breve. América-MG, Atlético-MG, Botafogo-RJ, Corinthians, Criciúma, Ferroviária-SP, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Minas-DF, Realidade Jovem-SP, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo foram convidados e estão em fase final de negociações.
A Brasil Ladies Cup Sub-20 é uma realização da CBSS (Confederação Brasileira de Soccer Society). Humberto Tadeu Silva, presidente da entidade, ressalta que o esporte ainda carece de projetos como este para colaborar com o surgimento de novas jogadoras.
“Nos últimos anos, acompanhamos a solidificação do calendário profissional do futebol feminino. Por outro lado, entendemos que ainda existe uma ausência de competições nas categorias de base. A ideia da Brasil Ladies Cup Sub-20 é preencher este espaço e se firmar, mais uma vez, como uma referência para a modalidade no país. Estamos em processo da troca de documentações para confirmar os participantes, mas muitas agremiações aceitaram o convite de forma imediata, o que mostra a carência dos clubes em um calendário fortalecido”, acrescentou Humberto.