Coluna

Os desafios diários do marketing esportivo

Trabalhar na indústria é estar diante de desafios diários, dos mais diferentes níveis

Os desafios diários do marketing esportivo

07 de agosto de 2023

2 minutos de Leitura

Thales Paoliello
Thales Paoliello
Sócio da Monday Marketing Esportivo, agência de marketing esportivo fundada em 2009, especializada em patrocínios e ativação.

Trabalhar com marketing esportivo é estar diante de desafios diários, dos mais diferentes níveis.

Desde um fornecedor que atrasou uma entrega relativamente simples, mas que esse atraso pode impactar em uma ativação em um grande clube de Série A, até algo que você combinou com um clube e eles “mudaram de ideia” sem aviso prévio.

A grande saída para lidar com essas situações, além de muita paciência, é ter uma comunicação eficiente desde o primeiro contato.

Com isso, você terá criado uma relação boa com o seu parceiro e, em eventuais problemas, provavelmente ele ficará mais disponível em ajudar.

Com uma boa comunicação também, é possível evitar os problemas. Acompanhamento diário, pegar o controle pra si próprio, intervir antes de algo acontecer. São dicas que podem ser valiosas.

Hoje as pessoas estão muito acostumadas com o contato digital – que é excelente e ágil – mas uma passada de mão no telefone, uma reunião presencial ainda te ajudará muito no processo.

Ter tudo formalizado ajuda também, mas CUIDADO! Usar essa formalização a todo momento pode atrapalhar o processo. Lembre que trabalhamos com esporte e não em um escritório de advocacia!

E, por fim, saber negociar é muito importante. Você sabia que estamos negociando a todo dia e em todos os momentos? Use o seu tempo livre pra treinar. Quando ouvir um não no seu dia a dia, tente transformar em um sim, e veja como você lida com isso. A habilidade de negociação em coisas simples é um skill muito bem visto em nosso mercado.

Você não precisa ter essas habilidades desenvolvidas, mas se você tiver disposição e vontade para desenvolver essas habilidades você estará bem a frente no processo de trabalho com marketing esportivo. E essas habilidades não se ensinam nas escolas e faculdades. São habilidades desenvolvidas ao longo da vida, e aplicadas no seu trabalho diário.

Quando entrevistamos alguém aqui na MONDAY, procuramos entender muito como a pessoa lida com esses desafios diários. Para nós isso importa muito. E a força de vontade alinhada a isso, é um golaço. Vimos muitas pessoas que não passaram em processo de diversas empresas terem êxito e serem profissionais respeitados no mercado, com essas características.

Bola no pé e vamos pro jogo. O mercado precisa de pessoas com vontade!

Compartilhe