Após Premier League, LaLiga e Serie A italiana, o MKTEsportivo apresenta o quarto capítulo da série especial que traz um raio-x comercial das cinco principais ligas de clubes da Europa.
Chegou a hora de destacar a Bundesliga, cuja temporada 2023/2024 terá início no próximo dia 18, com Werder Bremen x Bayern de Munique.
Quem são os patrocinadores da Bundesliga?
A Bundesliga 2023/2024 terá os patrocínios da Amazon Web Services (provedor de tecnologia), Milka, Sky (parceiro de TV doméstico), EA Sports FC e Topps.
A bola oficial da elite alemã é fornecida pela Derbystar, empresa alemã localizada na cidade de Goch, na região do Baixo Reno, e pertencente à dinamarquesa Select Sport. A parceria com o torneio iniciou em 2019/2020.
No Brasil, a novidade é a transmissão no streaming, que será feita pela CazéTV.
Clubes como “subsidiárias” de grandes empresas
O futebol alemão é marcado por estádios com naming rights vendidos e clubes que são espécies de subsidiárias de multinacionais.
O caso mais recente envolve o RB Leipizig, um dos diversos ativos que a austríaca Red Bull possui ao redor do planeta. Já desde 1903, o Bayer Leverkusen, criado por funcionários da Bayer, é um pilar comercial muito importante da gigante do setor químico e farmacêutico.
Outro exemplo é o Wolfsburg, propriedade da montadora Volkswagen. De todos, apenas o Leverkusen não leva sua dona no patrocínio máster, sendo a Barmenia, companhia de seguros sediada em Wuppertal, no oeste da Alemanha, a figurar no espaço.
Nestes três casos, além da propriedade do próprio clube, as companhias também são donas dos namings rights dos estádios.
Dos 18 clubes que disputam a Bundesliga, apenas dois não possuem esse tipo de propriedade. O Union Berlin é um deles e manda seus jogos no Stadion An der Alten Försterei, localizado na capital do país. O nome faz referência a uma antiga cabana de lenhador existente no lugar.
Ainda neste sentido, o Borussia Mönchengladbach atua no Borussia-Park. A palavra Borussia é a forma latina de Prússia, nome de um antigo reino germânico que liderou a unificação alemã século 19.
Panorama do material esportivo
A Alemanha registra forte presença de empresas de outros países na elite do seu futebol.
A americana Nike é a que mais possui clubes parceiros na Bundesliga: Wolfsburg, RB Leipzig, Eintracht Frankfurt e Freiburg. Já a japonesa Mizuno está com o Augsburg e Bochum. A dinamarquesa Hummel veste Köln e Werder Bremen, enquanto a britânica Castore tem acordo com Bayer Leverkusen.
Já a Craft Sportswear veste o Darmstadt 98, enquanto a espanhola Joma fornece materiais esportivos para o 1899 Hoffenheim.
Entre locais, a Puma pode ser vista nos uniformes do Borussia Mönchengladbach, Heidenheim e Borussia Dortmund. A adidas tem contrato com Union Berlin e Bayern de Munique, enquanto a também alemã Jako veste o Stuttgart.