Indústria

Raio-X comercial da temporada 2023/2024 da Serie A italiana

O que mais chama atenção é a força das marcas italianas no fornecimento de material esportivo dos clubes

Raio-X comercial da temporada 2023/2024 da Serie A italiana

10 de agosto de 2023

3 minutos de Leitura

Após Premier League e LaLiga, o MKTEsportivo apresenta o Raio-x comercial da temporada 2023/2024 da Serie A italiana, que terá início no próximo dia 19 de agosto, às 13h30 (horário de Brasília), com Empoli x Hellas Verona e Frosinone x Napoli (atual campeão).

De imediato, nota-se o predomínio de marcas italianas entre os patrocinadores e, também, no fornecimento de material esportivo. Onze clubes dos vinte que disputam o campeonato utilizam uniformes desenvolvidos por empresas locais. No campo das receitas, o Campeonato Italiano segue bem distante da liga inglesa e espanhola.

No relatório Deloitte Football Money League 2023, que analisou as receitas dos 30 clubes que mais faturaram na temporada 2021/2022, não há nenhum time italiano no TOP 10. O primeiro a figurar é a Juventus, 11ª colocada, com € 400.6 milhões em receitas. A Internazionale aparece apenas na 14ª posição da lista, com faturamento de € 308.4 milhões.

A presença da Juventus no topo poder se explicado, em partes, pelos seus fortes patrocinadores. A equipe possui patrocínio máster da Jeep, além de ser parceira da Allianz, que detém os naming rights do seu estádio. A Internazionale, por sua vez, tem como patrocinadora máster a Paramount, além de contar com patrocínio de manga de camisa com a eBay.

Já o Milan leva na frente da camisa a Emirates, além de possuir contrato com a MSC Cruzeiros, que também é parceira do Napoli, outro que é patrocinado pela eBay.

Marcas de material esportivo

Diferente do que analisamos na Premier League e LaLiga, nenhuma empresa possui mais de três representantes na temporada 2023/2024 da Serie A. No entanto, há uma forte presença de marcas italianas.

Ao todo, 11 clubes serão vestidos por empresas locais. Naturalmente, os de maior expressão global estão fechados com adidas, Puma ou Nike.

Na temporada 2023/2024, a Kappa é a que terá mais equipes (Genoa, Fiorentina e Empoli), empatada com a espanhola Joma, parceira de Atalanta, Hellas Verona e Torino.

O ranking segue com Zeus (Salernitana e Frosinone) e Macron (Udinese e Bologna). As também italianas Lotto e Eye Sport têm acordos, respectivamente, com Monza e Cagliari. O Lecce utiliza sua marca própria, a M908. Por fim, o Napoli veste EA7, divisão esportiva da Armani.

Pra abordar as mais tradicionais, a adidas possui contratos com Juventus e Roma. A Puma é parceira de Milan e Sassuolo. A Nike possui apenas um representante, a Internazionale, enquanto a Mizuno é fornecedora da Lazio.

Os patrocinadores da Serie A da Itália

A principal patrocinadora da Serie A italiana na temporada 2023/2024 será a TIM, maior empresa de telecomunicações do país europeu e que possui também os naming rights da competição.

Entre as demais marcas parceiras do Campeonato Italiano estão Frecciarosa (serviço de trem de alta velocidade da estatal Trenitalia), EA Sports FC, 1xBet, Panini, Crypto.com, Puma (bola oficial), Socios.com, OneFootball e Sorare.

Compartilhe