Coluna

Será que foi “só” o dinheiro que levou Neymar para Arábia Saudita?

Aos 31 anos, o craque brasileiro optou por essa transferência em um momento chave da sua carreira

Será que foi “só” o dinheiro que levou Neymar para Arábia Saudita?

16 de agosto de 2023

3 minutos de Leitura

Thales Paoliello
Thales Paoliello
Sócio da Monday Marketing Esportivo, agência de marketing esportivo fundada em 2009, especializada em patrocínios e ativação.

Neymar Jr. foi anunciado e já apresentado pelo Al-Hilal, time árabe, rival do Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo.

Aos 31 anos, o craque brasileiro optou por essa transferência em um momento chave da sua carreira. A internet e a mídia esportiva só falam nisso, e muitos cravam que esse será o pior passo da carreira do ídolo e que até mesmo ele acabou para o futebol, após se render aos milhões (e bilhões) árabes.

Fazendo uma análise sobre o caso, me veio a dúvida e o questionamento: será que foi somente o montante financeiro exorbitante que pesou na decisão de Neymar?

Muitos dizem que o “Sauditão” é um campeonato com nível técnico muito baixo, o que não ajudaria ao craque render o esperado. Mas eu te pergunto: e o “Francesão”, é bom? Me lista 10 jogadores considerados craques que atuam na Ligue 1?

Vou citar 10 do “Sauditão”: Cristiano Ronaldo, Kanté, Benzema, Firmino, Fabinho, Mané, Malcolm, Mahrez, Ruben Neves e Koulibaly. Posso citar outros.

Também falam da idade que Neymar optou pela transferência. Mas vocês sabiam que o Firmino tem 31 anos? O Kanté 32, o Fabinho 29, o Malcom 26, o Ruben Neves 26 e o Mané 31?

Todos esses poderiam estar em grandes times europeus mas optaram pela Liga Árabe, assim como Neymar.

Eu não estou dizendo que o “menino Ney” tomou a melhor decisão, estou te convidando a ver isso por uma outra ótica.

Além disso, Neymar estava com contrato com o PSG até 2027. Lá ele não era adorado pela torcida, muito menos pela imprensa e menos ainda pelos adversários. Foram várias lesões, inúmeras faltas sofridas e muita confusão com arbitragem e colegas de elenco.

Na Árabia dificilmente isso acontecerá. Além do número de jogos ser menor, o que facilita com que Ney possa sonhar em ter uma temporada completa sem lesões, lá o brasileiro será novamente adorado e idolatrado.

E ele terminará seu contrato no meio de 2025, com 33 anos. Um ano ANTES da Copa do Mundo, sua grande ambição profissional.
E ainda pode se transferir para um gigante europeu sem complicações. Tendo – tomara – que dois anos sequenciais sem lesões.

Todos nós sabemos que bola é o que não falta.

Apenas pelo PSG, Neymar finaliza sua passagem com 173 jogos, 118 gols e 77 assistências. É mais do que 1 participação em gol por jogo, em quase 200 duelos. Ele é o quarto maior artilheiro da história do clube francês. Ganhou 13 títulos – todos locais – e ajudou a levar ao clube para a final da Champions League. Os números mostram que o jogador desempenhou um excelente papel no clube.

Poderia ser melhor? Não sei. Sempre pode!

Fica o espaço para o diálogo. É muito difícil opinar em situações como essa transferência, pois a enorme maioria das pessoas nunca passou por nenhuma situação similar.

Mas assim como nessa situação é muito importante tentar olhar para os dois lados. Isso ajuda muito em uma negociação de patrocínio que vivenciamos no dia-a-dia do marketing esportivo.

Do ponto de vista comercial, ele deve agregar novos patrocinadores, com mais tempo para se dedicar a isso, além de estar em um time que o fornecedor de uniformes é o mesmo que o patrocina, a PUMA.

Se Neymar acertou? Só o tempo dirá.

A minha opinião é que a carreira dele está longe de terminar, e acho que só termina com um fechamento no Alvinegro Praiano da Vila Belmiro, daqui uns bons anos. Será que com o Hexa? Ou com o “apenas” algum título na Arábia?

Como diz Fabrizio Romano, here we go!

Compartilhe