Inovação

Ex-jogador do Real Madrid revoluciona o futebol com Inteligência Artifical

Desde os tempos de atleta, Esteban Granero percebia a importância da tecnologia na análise de desempenho dos jogadores

Ex-jogador do Real Madrid revoluciona o futebol com Inteligência Artifical
Foto: Juan Medina/Reuters

20 de setembro de 2023

2 minutos de Leitura

Ex-jogador do Real Madrid, Esteban Granero é fundador da Olocip. A empresa é especializada em análise de dados através de Inteligência Artificial, podendo prever com sua tecnologia estatísticas de atletas de futebol.

Aposentado desde 2021, o criador da companhia afirma que, através de análises minuciosas, é capaz de chegar em números altamente precisos, com margem de erro mínima.

“Não é uma bola de cristal que diz se o Mbappé vai marcar 15 gols no Real Madrid, mas podemos dizer se tem 95% de probabilidade de marcar entre 14 e 16 gols pelo clube. É matemática”, detalhou Granero.

Foto: divulgação/ twitter @Olocip_lab

De acordo com o ex-jogador do Real Madrid, se a previsão for feita em número de gols marcados, a média de erro da análise é de apenas um gol a cada 14 jogos.

“É natural que um jogador queira saber em que campeonato pode render mais, ou se está indeciso entre dois clubes e quer saber em qual se vai valorizar. Temos também uma ferramenta, chamada ‘La Pizarra’, de preparação para os jogos, em que o treinador pode ver qual o comportamento do adversário no gramado: onde vai receber a bola, onde poderá criar mais perigo”, explicou o CEO.

“Se quiserem um prognóstico de cinco anos, também é possível. Só que no segundo ano se acumula a margem de erro do primeiro e assim sucessivamente. A incerteza aumenta”, completou o ex-atleta.

Esteban Granero não esconde que sua empresa nada tem de pioneira, e deixa bem claro que tais serviços já estão inseridos no esporte como uma tecnologia atual, tendo o Benfica como um dos expoentes em seu uso.

Na prática

Para exemplificar o método, a empresa fez um teste para prever o rendimento de Cristiano Ronaldo em seu primeiro ano na Juventus, analisando gols e assistências e o resultado foi exatamente o esperado: 28 gols e dez assistências.

As análises da Olocip vão além de estudo prévio do rendimento ou da preparação para as partidas, sendo objeto também para olheiros e para o marketing dos clubes. Eles podem ajudar até mesmo na prevenção contra lesões, algo com que Granero sofreu em sua carreira.

Compartilhe