Patrocínio

Histórias que se misturam: times que foram gerados por patrocinadores

Em um mercado onde a paixão se une com os negócios, vários times chamam a atenção pelo fato de terem sido alavancados por grandes marcas

Histórias que se misturam: times que foram gerados por patrocinadores
Foto: Fotos: Divulgação/Red Bull Bragantino

13 de setembro de 2023

4 minutos de Leitura

Atualmente, o futebol movimenta cada vez mais renda vinculada a patrocínio. Com isso, o profissionalismo na gestão de clubes e campeonatos precisou amadurecer, proporcionando novas oportunidades de negócios e possibilitando parcerias.

Sendo mais comum em outras modalidades esportivas, resolvemos listar os times de futebol que ao longo de sua história, foram adotados ou gerados por seus patrocinadores.

1- Bayer Leverkusen

Foto: Divulgação/ Bayer Leverkusen

Fundado em 1904, o clube teve o auxílio da Bayer AG na sua criação. Segundo a história do clube, o farmacêutico Wilhelm Hauschild escreveu uma carta com seus colegas de trabalho para seu empregador, a Friedrich Bayer and Co., buscando apoio da empresa na criação de um clube esportivo.

A empresa acatou com o pedido dos funcionários e decidiu apoiar o projeto e no dia primeiro de julho de 1904, foi fundado o Turn- und Spielverein Bayer 04 Leverkusen.

2- Cruz Azul

Foto: Divulgação/Cruz Azul

O tradicional clube mexicano foi fundado no ano de 1927, iniciando suas atividades na cidade de Jasso. O Cruz Azul Fútbol Club foi uma iniciativa da empresa de cimento “Compañía Cementos Cruz Azul” que no dia 22 de maio, inaugurou “La Máquina”. Após sua fundação, a equipe ficou por mais de 30 anos no amadorismo.

Durante a gestão de Guillermo Álvarez Macías, a empresa tornou-se uma cooperativa de propriedade dos seus trabalhadores, influenciando diretamente nas decisões do clube. Mais tarde, os organizadores decidiram inscrever o clube na segunda divisão mexicana em 1960.

Comandados pelo ex-jogador e treinador húngaro Jorge Marik, os cementeiros conseguiram o acesso à primeira divisão nacional após quatro anos.

3- Wolfsburg

Foto: ODD ANDERSEN / AFP

Em 1938, a cidade de Wolfsburg foi fundada por operários da indústria automobilística, sendo transformada em uma “cidade dormitório” para os trabalhadores.

Após a Segunda Guerra, o clube local foi comprado pela empresa automobilística Volkswagen que desde então passou a investir no time da cidade. Fortalecendo esse elo clube-empresa, até os jogadores do modesto time trabalhavam na fábrica da região. Com o tempo o clube foi se consolidando firmando uma identidade que já dura 80 anos.

Com uma parceria que se mantém até os dias de hoje, a Volkswagen possui 95% dos direitos do clube. Na temporada 2008/2009, a equipe conseguiu o seu primeiro título da primeira divisão, quebrando a hegemonia quase ininterrupta do Bayern de Munique.

4- Red Bull Bragantino

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Há 3 anos, o Bragantino teve seu nome e sua marca alterados com a chegada da empresa de bebidas energéticas Red Bull. Ampliando o seu raio de atuação no mercado brasileiro, o portifólio da multinacional também possui equipes em países nos Estados Unidos, Áustria e Alemanha.

Desde a aquisição da empresa austríaca, a equipe do interior paulista passou a ser um dos destaques na parte de cima do Campeonato Brasileiro.

5- Jeonbuk Hyundai Motors Football Club

Foto: Divulgação/ Hyundai Motors

Nos anos 90, ainda chamado de Wansan Puma FC (nome de fundação), o clube entrou em processo de falência por conta de dificuldades em sua administração. A Hyundai Motors viu nesse time, uma grande oportunidade de negócios e decidiu assumir as dívidas e o controle do time. A nova proprietária mudou o nome do clube para Jeonbuk Hyundai Motors, em dezembro de 1994. Nesse período, o Jeonbuk não era uma equipe competitiva nos campeonatos, amargando nesse novo começo o meio da tabela e os últimos lugares.

Atualmente, com 30 anos de existência, o Jeonbuk Hyundai Motors passou por um longo período de reformulação que só foi trazer algum resultado a partir de 2005. Atualmente, é uma das equipes mais vencedores da Coréia do Sul na atualidade.

A partir de 2009, o clube foi campeão da K1 League (elite sul-coreana) 9 vezes, mostrando um amplo domínio no cenário nacional.

6- PSV- Eindhoven

Foto: Divulgação/ PSV

Não poderíamos deixar de citar nesta lista, a mais célebre e duradoura colaboração entre clube/empresa. Recém adicionada ao Guiness, a histórica colaboração entre PSV e Philips foi oficialmente reconhecida como “O maior tempo de patrocínio para uma equipe esportiva”.

Tendo sua história confundida com a empresa, o PSV foi fundado em 1913, por operários da empresa Philips, sendo criado com o nome que conserva até hoje “Philips Sport Verening Eindhoven”.

Compartilhe