Indústria

Libra critica investidores do Forte Futebol por uso indevido de imagem

Clubes do bloco condenam material de divulgação produzido por XP e LCP, investidores da LFF, para captação de fundo

Libra critica investidores do Forte Futebol por uso indevido de imagem
Assembleia Geral da Libra

15 de setembro de 2023

3 minutos de Leitura

Em nota oficial publicada na manhã desta sexta-feira (15), os clubes da Libra criticaram XP e Life Capital Partners (LCP), investidores do Forte Futebol, grupo antagônico em relação à liga de clubes.

O motivo é a maneira como as empresas divulgaram, no início do mês, o fundo de investimentos Sports Media Futebol Brasileiro, por meio do qual esperam levantar R$ 800 milhões para investir no Forte Futebol.

No material de divulgação, XP e Life Capital Partners (LCP) exibem os escudos dos clubes que fazem parte da Libra e não tem qualquer relação com o Forte Futebol.

“No material distribuído à imprensa, e que contém a informação notória e destacada de que trata-se de um “material publicitário”, portanto de uso institucional e comercial, há a aplicação não autorizada das marcas e emblemas dos membros da Libra”, destaca a nota.

A Libra também acionou a CVM, órgão governamental que fiscaliza o mercado de capitais, e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A informação foi dada pelo jornal “O Globo” e confirmada pelo MKTEsportivo.

Os 17 clubes da Libra são ABC, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.

Abaixo, um trecho da nota oficial da Libra:

“É, portanto, nosso dever e obrigação vir a público esclarecer, principalmente em respeito aos nossos mais de 150 milhões de torcedores apaixonados, que:

  • Os clubes da Libra não fazem parte deste fundo;
  • Não reconhecem o uso de seus nomes, emblemas e histórias em material publicitário produzido para captação de recursos;
  • Não terão qualquer benefício derivado deste produto anunciado pelas gestoras financeiras;
  • As receitas geradas pelos clubes da Libra não fazem, nem farão, parte deste produto que está sendo promovido;
  • Os direitos de imagem que os clubes da Libra negociam, assim como os direitos que poderão fazer parte de uma liga no futuro, não serão contabilizados por esse fundo citado e nem poderão ser usados para promover qualquer demonstração de eventuais resultados projetados.

Acreditamos que, nesse momento de transformação extremamente relevante, porém ainda em estágio inicial, talvez seja prematura a oferta de produtos financeiros atrelados a um patrimônio cultural do povo brasileiro e uma de suas mais intensas e vigorosas paixões. O Futebol Brasileiro precisa evoluir. A LiBRA não apenas busca essa evolução como é liderada por Clubes que têm trabalhado incansavelmente, de forma plenamente alinhada e integrada, para o amadurecimento da indústria, para a modernização das instituições ligadas ao esporte mais popular do país e, principalmente, para que todos os brasileiros possam continuar a vibrar, torcer e se emocionar.

Compartilhe