Indústria

Justiça do Rio derruba suspensão de fundo de investimento da XP e LCP com Liga Forte Futebol

Desembargadora considerou que houve falta de provas de que iniciativa usou ativos de clubes da Libra

Justiça do Rio derruba suspensão de fundo de investimento da XP e LCP com Liga Forte Futebol

06 de outubro de 2023

2 minutos de Leitura

Reviravolta no caso do fundo de investimento lançado pela XP e pela Life Capital Partners (LCP). A 6ª Câmara de Direito Público suspendeu decisão da 4ª Vara Empresarial da Comarca do Rio de Janeiro, que havia vetado a comercialização do fundo para captação de R$ 800 milhões que seriam investidos nos clubes que compõem a Liga Forte Futebol (LFF) e o grupo das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), formado por Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco.

A decisão foi assinada pela desembargadora Maria Teresa Pontes Gazineu.

A desembargadora afirmou em seu despacho haver “a inexistência de burla ao dever de informação, tampouco qualquer macula que comprometa a veracidade na proposta apresentada ao mercado financeiro” e que não se aplica o Código de Defesa do Consumidor à iniciativa “visto tratar-se de operação direcionada aos investidores habituais, devidamente submetida ao crivo da CVM [Comissão de Valores Mobiliários]”.

Para Maria Teresa, as provas apresentadas “são parcas, além de omissas e dissonantes com a realidade fática”. Outra razão para a suspensão da decisão anterior da Justiça é o fato, segundo a desembargadora, “de que a parte agravante [LCP/XP] se comprometeu com a expedição de comunicado ao mercado sobre o conteúdo da ação civil pública, em tempo hábil para que os investidores possam exercer o direito de desistência”.

Entenda o caso

Os clubes da Libra criticaram XP e Life Capital Partners (LCP), investidores do Forte Futebol, pela maneira como as empresas divulgaram o Sports Media Futebol Brasileiro.

No material de divulgação, XP e LCP exibem os escudos dos clubes que fazem parte da Libra e não tem qualquer relação com o Forte Futebol.

O bloco fechou com a Mubadala Capital, investidora dos Emirados Árabes. A Libra é formada por ABC, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano , Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.

Compartilhe