Mídia

Premier League e EFL venderão direitos de TV para o exterior juntas a partir de 2028/2029

A venda coletiva é mais um ganho para a EFL, que organiza a segunda, terceira e quarta divisões do inglês, além da Copa da Liga Inglesa

Premier League e EFL venderão direitos de TV para o exterior juntas a partir de 2028/2029

03 de outubro de 2023

2 minutos de Leitura

A Premier League e a Liga Inglesa de Futebol (EFL, na sigla em inglês) venderão os direitos de transmissão internacional de seus respectivos torneios de maneira conjunta. Isso valerá a partir da temporada 2028/2029.

A EFL recebe atualmente £ 110 milhões em pagamento de solidariedade e £ 40 milhões para financiar o desenvolvimento de categorias de base. No entanto, segundo o Daily Mail, deverá receber um adicional de £ 130 milhões, juntamente de um bônus de £ 88 milhões nesta temporada para encerrar o impasse.

Neste cenário a EFL, que organiza a segunda, terceira e quarta divisões do futebol inglês, além da Copa da Liga Inglesa, será muito beneficiada.

Já a Premier League deseja um aumento significativo no valor dos seus contratos de direitos de transmissão domésticos quando iniciar as negociações pelos pacotes internacionais ainda neste ano. Neste sentido, é esperado uma forte concorrência envolvendo Sky Sports, TNT Sports, Amazon Prime Video, DAZN e Disney.

Números atuais

Atualmente, a Premier League embolsa £ 5 bilhões com os direitos de transmissão domésticos. Desta forma, a venda conjunta garantirá às divisões menores um relevante crescimento nas receitas.

Os acordos internacionais mais importantes da Premier Legue, incluindo aqueles com a NBC nos EUA e a Viaplay nos países nórdicos, chegarão ao fim na temporada 2027/2028. Já a EFL terá licitação em breve para negociar seus direitos de mídia no exterior para o ciclo de 2024 até 2028. Recentemente, houve negociação desses direitos no mercado interno.

Compartilhe