Inovação

Referência no setor de biocombustíveis, ex-Arsenal é CEO de empresa pioneira no mercado

Co-fundador da GFBiochemicals, Mathieu Flamini foi responsável pela primeira empresa capaz de produzir ácido levulínico

Referência no setor de biocombustíveis, ex-Arsenal é CEO de empresa pioneira no mercado

16 de outubro de 2023

3 minutos de Leitura

Aposentado em 2019, Mathieu Flamini coleciona passagens por equipes de renome na França, Inglaterra e Itália. Além de uma carreira interessante dentro das quatro linhas, o ex-jogador francês vem demonstrando cada vez mais a sua relevância no meio empresarial.

Atualmente exercendo funções de CEO da GFBiochemicals, o empresário se dedica a procurar alternativas ecológicas aos petroquímicos presentes em produtos como detergentes ou cremes dermatológicos. De acordo com a Forbes, mais de uma década depois de ter iniciado o investimento, o patrimônio bruto de Flamini supera os US$ 12 bilhões.

Sendo sua transferência da Inglaterra para a Itália, o momento crucial de sua trajetória, o empreendedor enxerga que sua carreira no futebol auxiliou diretamente em suas habilidades como gestor.

“Tudo começou quando me transferi do Arsenal para o Milan. Eu tinha 24 anos e queria buscar algo fora do campo que me permitisse combinar duas coisas que me interessavam na época: encontrar soluções significativas para as mudanças climáticas e começar meu próprio negócio. Logo após chegar a Milão, fui apresentado ao meu sócio, Pasquale Granata, e começamos a conversar com pessoas que conheciam o setor, principalmente cientistas”, comentou Flamini.

“Enquanto explorávamos a ideia de investir em biocombustíveis, um cientista nos falou de um produto que estavam trabalhando, chamado ácido levulínico, que era uma molécula que reagia exatamente como o petróleo bruto, mas que podia ser produzida a partir de resíduos de madeira. Uma coisa levou à outra e optamos por investir para ajudá-los a desenvolver a tecnologia e descobrir se conseguiriam fabricar este produto em escala e com um custo aceitável”, completou.

Referência em sustentabilidade, a empresa comandada por Flamini já recebeu inúmeros prêmios por sua contribuição à sociedade. Coadjuvante em grande parte de sua carreira no esporte, hoje o francês assume um papel de protagonista na luta contra as mudanças climáticas e na produção de fontes sustentáveis de energia.

Valores de mercado

Em um dos ramos mais lucrativos, a empresa administrada pelo ex-jogador vale mais do que Real Madrid e Barcelona juntos, afinal, segundo a Forbes, a GFBiochemicals é avaliada em R$ 120 bilhões.

Correndo inúmeros riscos no começo da empreitada com um investimento pioneiro, o francês revoluciona o mercado e deixa grandes grandes lições para o setor empresarial.

Compartilhe