Indústria

Visando novos mercados, Bayern investe em clube da América do Sul

Investindo no continente sul-americano, o clube alemão adquiriu o modesto Racing Club do Uruguai

Visando novos mercados, Bayern investe em clube da América do Sul
Foto: Christof Stache / AFP

12 de outubro de 2023

2 minutos de Leitura

Analisando novas tendências de mercado, é comum olharmos para o cenário europeu como gerador de novas formas de administração. O Bayern de Munique é uma das referências no modelo de gestão e visa investir de forma estratégica.

Com equipes no radar dos alemães, o Racing Club, de Montevidéu foi a instituição escolhida pelos bávaros para dar início ao seu modelo de Multiclubs Ownership (MCO), onde um mesmo dono comanda mais de uma instituição esportiva. Segundo um executivo do Bayern, os detalhes da negociação ainda são sigilosos.

Além do Racing, o gigante europeu também manteve conversas com o Montevideo Wanderers e com o River Plate, porém optou pelo time alviverde, pois era a única das equipes que já era uma Sociedade Anônima Esportiva.

“É como uma entrevista de emprego. Primeiro, os dez candidatos eram os dez países da CONMEBOL, depois restou apenas um país e, no Uruguai, três equipes foram escolhidas em segunda instância após sondagens prévias. Depois passamos para uma sondagem com contato, e agora vem a última parte, o que não quer dizer que o assunto esteja finalizado, mas está mais próximo”, comentou Washington Lisandro, presidente associativo do Racing.

“É a forma como poderemos desenvolver o Racing como instituição porque haverá um intercâmbio permanente. A ideia é fazer trocas porque é o único caminho. Mesmo que um clube uruguaio continue a ser uma associação civil, se não procurar associar-se a clubes internacionais para desenvolver o clube e os seus jogadores, será mais difícil sobreviver. Hoje uma equipe (sobreviver) sozinha é muito difícil”, completou Lisandro.

A negociação

Vale a pena ressaltar, que o ex-atacante argentino Fernando Cavenaghi é o atual vice-presidente da SAD e diretor esportivo do clube. Amigo próximo de Demichelis, atual treinador do River Plate e ex-jogador do Bayern, de acordo com a ESPN, o treinador argentino foi decisivo na decisão do clube europeu em optar pelo Racing do Uruguai.

Sobre as negociações com o clube alemão, Cavenaghi comentou que estão sendo trabalhadas e que a divulgação completa dos detalhes será realizada daqui a uma semana ou em 30 dias.

Compartilhe