Futebol

BRB cede espaço e Flamengo veste a camisa pelo combate à violência contra mulher

Jogadores entram em campo com camisas que trazem a marca do Instituto Nós Por Elas, em alusão à luta pelo fim da violência contra a mulher

BRB cede espaço e Flamengo veste a camisa pelo combate à violência contra mulher
Foto: Pedro Vilela/Getty Images

08 de novembro de 2023

3 minutos de Leitura

O Flamengo utilizará a ampla audiência de sua partida contra o Palmeiras, em Brasília (DF), para impactar toda a sociedade por meio da conscientização e luta pelo fim da violência contra a mulher.

Em ação promovida pelo Instituto Nós Por Elas, em parceria com o Banco de Brasília (BRB) que cede o seu espaço máster na camisa do Flamengo, as instituições querem impactar a sociedade, trazer visibilidade para a causa, aumentar a conscientização e chamar a atenção para o problema que atinge muitas mulheres brasileiras.

Segundo levantamento do Fórum Nacional de Segurança Pública, no Brasil, 1 em cada 4 mulheres (24,4%) acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência, e 5 em cada 10 brasileiros (51,1%) relataram ter testemunhado uma mulher sofrendo violência em seu bairro ou comunidade. As estatísticas nacionais são preocupantes e o cenário global ainda mais estarrecedor.

Estatísticas apontam que em dias de jogos, o número de ameaças contra mulheres aumenta em 23,7%, e o número de lesões corporais dolosas contra a mulher aumenta em 20,8%, de acordo com o Fórum Nacional de Segurança Pública, no estudo Futebol e Violência Contra a Mulher.

“Por isso, a importância de chamarmos a atenção para a necessidade de prevenção de todas as formas de violência contra mulheres e meninas, incentivar campanhas de conscientização e reforçar a segurança das mulheres, também em dias de grandes jogos. Esta ação é uma chamada para que todos os cidadãos reconheçam a gravidade da violência contra as mulheres e se comprometam a trabalhar juntos para criar um mundo mais seguro e igualitário”, disse Marcela Bocayuva, presidente do Instituto Nós Por Elas

Novembro é um mês dedicado à luta pelo fim da violência contra a mulher e conta com uma data reconhecida internacionalmente para este fim – o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11). A data foi oficializada pela ONU em 1999, e, desde então, o dia é utilizado para aumentar a conscientização sobre a violência contra as mulheres em todo o mundo.

A parceria entre as três instituições, Flamengo, BRB e o Instituto Nós por elas, visa reforçar ainda, a importância de estratégias de prevenção e resposta à violência doméstica, garantindo que as vítimas tenham suporte e proteção adequada, e que os agressores sejam responsabilizados por suas ações, independentemente do contexto em que a violência ocorre.

Compartilhe