De mudança para Las Vegas, o Oakland Athletics recebeu a aprovação dos donos da MLB. Com a autorização, a equipe se aproxima de ser a segunda franquia de beisebol neste século a mudar de cidade.
Além da chancela da liga, o processo ainda precisará passar por outras etapas, uma delas, é a confirmação para a construção do novo estádio na cidade, que deverá custar US$1,5 bilhão e ficaria pronto somente em 2028.
Em junho deste ano, a Bally’s Corporation anunciou que chegou a um acordo com o time multicampeão da World Series para o projeto de instalação de um estádio de 30 mil lugares.
Se comprometendo com parte dos custos da obra, o estado de Nevada anunciou que alocará US$380 milhões no projeto. Contra a utilização do recurso, está o sindicato dos professores local, que deve entrar na justiça para impedir que a verba pública seja utilizada, podendo atrasar ou até impedir os planos de realocação.
Com tudo correndo como planejado, a equipe deverá fazer sua última temporada na Califórnia em 2024, ano final do acordo com o Coliseum. Durante as obras em Las Vegas, os A’s poderão atuar tanto no Oracle Park, estádio do San Francisco Giants, em campos de Triple-A em Sacramento ou em algum outro local de sua nova cidade.
Franquias de Las Vegas
O Las Vegas Golden Knights, atual campeão da Stanley Cup, provou que a cidade tem condição de proporcionar grandes histórias no esporte. Além do time de hockey, o L.A Raiders (desde 2020) já está habituado com a mudança e sua torcida apaixonada lota com frequência as partidas da equipe na NFL.
Contrário à chegada do Oakland Athletics na cidade, no começo do ano, o dono do Raiders, Mark Davis, se mostrou insatisfeito com a vinda da equipe para Vegas. Embora ele tenha afirmado não querer soar negativo, as antigas relações entre os times ainda causam desconforto no proprietário.