Na última segunda-feira (6), a Nike recorreu à justiça alegando que duas de suas concorrentes cometeram violação de patente. Segundo a acusação, New Balance e Skechers produziram parte superior dos tênis utilizando material da empresa
De acordo com o que foi divulgado, a companhia alega que vários calçados das concorrentes usam indevidamente a tecnologia “Flyknit” para tênis de corrida, futebol e basquete.
Apresentada no tribunal federal de Massachusetts, a queixa da Nike contra a New Balance afirma que o tênis Fresh Foam, FuelCeel e algumas outras linhas da marca utilizam a tecnologia patenteada pela gigante dos calçados, violando assim, os direitos assegurados justamente pela conquista da patente. Já referente à Skechers, a Nike alega que os modelos Ultra Flex e Glide Step também enfrentam as mesma questões quanto ao uso indevido da Flyknit.
Através de comunicado, a New Balance afirmou que “respeita totalmente os direitos de propriedade intelectual, porém a Nike não possui a exclusividade de conceber e produzir calçados através de métodos que têm sido utilizados na indústria há décadas”.
Não é a primeira vez que a Nike acusa concorrentes de utilizarem sua tecnologia. Em casos também envolvendo a Flyknit, a companhia já recorreu contra Adidas, Puma e Lululemon pela mesma irregularidade. Adidas e Puma se resolveram com a fornecedora, enquanto o caso da Lululemon ainda está em andamento.
Para resolução do impasse, a empresa pediu aos tribunais uma quantia não especificada de indenização em dinheiro e ordens judiciais impedindo permanentemente que New Balance e Skechers utilizem suas patentes.