Nike Alphafly 3: o mais recente lançamento da Nike para corrida

Ele foi validado por maratonistas de elite e projetado para ajudar atletas a buscar sua melhor marca pessoal numa maratona, não importa o ritmo de corrida

novembro 29, 2023

O novo Nike Alphafly 3 marca o próximo capítulo da incansável busca da Nike por inovações para todas as pessoas que correm. Ele oferece velocidade de maratona e leva os atletas mais longe do que se acreditava ser possível. O Alphafly é mais leve e amplamente testado de toda a história dessa família.

Ele foi validado por maratonistas de elite e projetado para ajudar atletas a buscar sua melhor marca pessoal numa maratona, não importa o ritmo de corrida. O sistema de velocidade da Nike é nossa vantagem competitiva: ele combina unidades Air Zoom, espuma e placas de fibra de carbono.

Globalmente, o modelo na cor “Prototype” do novo Nike Alphafly 3 estará disponível a partir de 4 de janeiro de 2024, no aplicativo Nike e em lojas selecionadas de produtos para corrida. No Brasil, o Nike Alphafly 3 estará disponível no primeiro semestre de 2024.

História

Em setembro de 2019, a maratona mudou para sempre. Eliud Kipchoge, atleta Nike, baixou a marca até então insuperada de duas horas numa maratona. O feito inspirou o mundo e comprovou que o ser humano não tem limites. Nos pés de Eliud estava um calçado revolucionário e inovador: um protótipo do Nike Alphafly NEXT%, que ajudou o atleta a correr para as páginas dos livros de história – e a mudar para sempre o mundo do esporte.

O tênis chamou atenção no mundo todo. O formato inédito, a altura da sola e as unidades Air, que ficavam visíveis, pareciam uma mola propulsora, impulsionando os atletas a cada passada. O visual era a antítese de todos os tênis de corrida que haviam existido antes. Muitas pessoas questionaram o papel da tecnologia no desempenho de atletas.

Uma nova categoria de tênis foi criada e adotada no mundo do esporte. Ao longo do percurso, mais recordes foram batidos em diferentes níveis da maratona: com atletas de elite em busca do novo patamar de grandeza, ou com corredores do dia a dia em busca da melhor marca pessoal.

Inovação

O que fazer com o tênis que mudou o esporte, ampliou as fronteiras do potencial humano e bateu o recorde mundial da maratona (uma, duas e mais vezes)? O que fazer? Revisitá-lo, refinar cada parte, grama por grama, ajustar ainda mais a sintonia fina para que todos os atletas tenham a vantagem competitiva que esperam do Alphafly. E mais: realizar o processo de testes mais exaustivo feito com qualquer tênis de corrida da Nike.

A equipe de calçados da marca conta com especialistas em engenharia, biomecânica, percepção, ciência de exercícios, materiais, design e desenvolvimento. Esse grupo ajudou a criar o Alphafly em 2019, e agora se dispôs a refinar a engenharia do Alphafly para atender às necessidades de atletas de elite e do dia a dia – mantendo, ao mesmo tempo, as características que corredores adoram no tênis. O objetivo: aprimorar a estabilidade, o conforto e a propulsão nas passadas, para que qualquer corredor possa completar 42,195 quilômetros a bordo de um design super leve.

O processo de atualização desse marco da inovação começou, como sempre, escutando os atletas. A equipe da Nike sabia que o tênis precisava atender às demandas tanto de maratonistas de elite (que, com suas passadas no limiar da perfeição e com seu ritmo que bate recordes, colocaram o modelo no mapa) quanto de corredores do dia a dia em busca de superar metas pessoais. Desde 2021, a Nike trabalhou ao todo com mais de 300 atletas de elite e corredores amadores aliados da marca.

Esses esportistas correm nos Estados Unidos, Quênia, na Etiópia, em Uganda, na Europa Ocidental e no Japão, e todos alimentaram o processo de testes com opiniões e sugestões que foram usadas na nova versão do Alphafly. Ao longo dos testes, os protótipos do novo calçado percorreram no total mais de 32 mil quilômetros, seja no Laboratório de Pesquisa Esportiva da Nike ou nas ruas e pistas onde os atletas treinam e competem. É a maior quilometragem de testes rodada por qualquer modelo da marca.

O tênis preferido das mulheres para o dia da prova de maratona

Em todos os níveis da maratona feminina, as atletas seguem ampliando seus limites – tanto em termos de participação em provas quanto de corridas de elite. A equipe da Nike trabalhou com as corredoras ao longo do processo de desenvolvimento do novo Alphafly 3. Nessa parceria, ficou claro que as atletas são mais sensíveis em relação ao conforto durante a corrida quando comparadas aos homens, sobretudo nos quilômetros finais da prova. Contamos com o mais amplo grupo de mulheres para os testes do modelo.

Suas ideias e sugestões ajudaram a aprimorar o conforto do Alphafly para todos os corredores: o novo tênis chega com mais sustentação no arco dos pés e mais proteção para os dedos, além de usar fios mais suaves na construção da parte superior, o que reduz a rigidez e o atrito.

Compartilhe: