Mídia

A licitação para o novo ciclo de direitos de mídia da Bundesliga

DFL lança edital para as temporadas de 2025/2026 a 2028/2029, abrindo a possibilidade dos direitos serem comprados por apenas um parceiro

A licitação para o novo ciclo de direitos de mídia da Bundesliga
Foto: DFL/Getty Images/Boris Streubel

30 de janeiro de 2024

2 minutos de Leitura

A Liga Alemã de Futebol (DFL, na sigla original) detalhou como funcionará a licitação para o próximo ciclo dos direitos de mídia para as temporadas entre 2025/2026 e 2028/2029.

O edital envolve a Bundesliga e Bundesliga 2 (segunda divisão), bem como os playoffs de rebaixamento e a Supercopa em países de língua alemã, como Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo, entre outros.

Pegando carona em um modelo amplamente explorado pela NFL, estão previstas transmissões voltadas para o público mais jovem, como produções ao vivo otimizadas para smartphones, no formato vertical.

No cenário atual, maior parte dos direitos pertence a Sky e DAZN até o final da temporada 2024/2025, em um acordo firmado há quatro anos por € 1.1 bilhão anuais.

Os ativos da licitação

A entidade alemã anunciou que quatro pacotes serão colocados no mercado. O vencedor terá os direitos de transmissão em TV aberta, fechada, internet e streaming.

Um dos pacotes inclui os direitos de transmissão de todos os jogos da Bundesliga às sextas e sábados, com os jogos do domingo dentro de um pacote adicional.

Uma mudança para o ciclo será a realização de 15 partidas por temporada aos domingos, às 19h30, envolvendo clubes que disputam torneios internacionais. Anteriormente, eram dez jogos.

Outra alteração envolve a exclusividade. Pela primeira vez desde 2012, a DFL liberou a comercialização para compradores individuais, fazendo com que um parceiro possa adquirir todos os quatro pacotes disponíveis.

A entidade deve enviar a documentação da licitação a partir de fevereiro, com o leilão previsto para ocorrer em meados de abril.

Compartilhe