Fluminense foi o time com maior engajamento do futebol mundial no Instagram em 2023

O Tricolor obteve a melhor performance entre os principais clubes do mundo em relação ao consumo dos seus conteúdos na rede social

janeiro 4, 2024

De acordo com um levantamento digital produzido pela Samba Digital, o Fluminense, campeão da Libertadores e vice-campeão do Mundial de Clubes da FIFA em 2023, se sagrou o clube com maior engajamento do mundo no Instagram, rede social que detém a maior porcentagem de consumo de conteúdo entre todas as plataformas.

Com 37,5% de engajamento, o Tricolor bateu o Galatasaray, clube que detém uma das bases de seguidores mais fanáticas do futebol.

Taxa de engajamento, de uma forma resumida, significa a taxa de interações que os seguidores de determinada conta interagem com ela. Essa mesma taxa pode ser usada como critério de satisfação dos seguidores em relação ao conteúdo postado.

Já o Flamengo fechou a temporada com 778 milhões de interações no Instagram em 2023 e, com isso, tornou-se o sétimo clube com mais interações entre os principais clubes de futebol do planeta. O desempenho do Rubro-Negro permitiu com que ele terminasse a temporada com uma performance superior a equipes de marcas globais como o Paris Saint-Germain e o Liverpool.

Outros destaques

Em números gerais, o Real Madrid foi o clube que mais obteve interações ao longo de 2023. O gigante espanhol bateu a marca de 2,5 bilhões de interações ao longo da temporada.

Já o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, é o outro “intruso” fora da Europa no TOP 10 de clubes com mais interações ao longo da temporada.

Dos 10 times com mais posts no Instagram, seis são brasileiros: Flamengo, Corinthians, Fluminense, Santos, Vasco e São Paulo. O clube que mais postou foi o Manchester City, com quase 900 posts a mais do que o Flamengo, segundo que mais publicou.

Compartilhe: