Considerada um talento geracional no futebol feminino, McKenna ‘Mak’ Whitham já faz história aos 13 anos. Atacante da Seleção Sub-15 dos Estados Unidos e do Slammers FC HB Koge, do sul da Califórnia., ela se tornou a nova patrocinada da Nike.
Com o acordo, Mak se tornou a mais jovem da história a fechar com a marca entre todos os esportes.
“Isso significa muito para mim. Estou muito animada de fazer parte da família Nike. Eles fizeram tantas coisas boas até agora. E isso me motiva ainda mais. Nem toda criança consegue assinar com a Swoosh”, comentou Whitham.
Segundo o anúncio, ‘Mak’ fechou um contrato de NIL, abreviação de “nome, imagem e semelhança” em inglês. Esse tipo de negócio refere-se à forma como os atletas de niver escolar podem receber compensações financeiras. Este tipo de aliança envolve uma marca alavancando o atleta por meio de marketing ou campanhas publicitárias.
Em julho de 2021, a NCAA (organização que comanda os esportes universitários nos Estados Unidos) tornou legal esse tipo de acordo. Desde essa aprovação, passou-se a desenvolver leis detalhando as regras de acordo com cada estado.
Já com interessados no seu futebol, Whitham se juntou a vários times da National Women’s Soccer League (NWSL), incluindo Kansas City Current , Washington Spirit e NJ/NY Gotham FC para treinos de pré-temporada.
Whitham se junta a uma lista exclusiva de atletas NIL da Nike que inclui as estrelas do basquete universitário Caitlin Clark, de Iowa, e Juju Watkins, da USC. Bronny James, filho de LeBron James, também faz parte do portfólio.