Inovação

Com Bayern de Munique e Hertha Berlim, SAP cria protótipo para scouts baseados em inteligência artificial

Sistemas de automação para resumos e avaliações de talentos foram desenvolvidos em colaboração com os clubes alemães

Com Bayern de Munique e Hertha Berlim, SAP cria protótipo para scouts baseados em inteligência artificial
Fot: AFP

08 de março de 2024

3 minutos de Leitura

A SAP, em um projeto de coinovação com Bayern de Munique e Hertha Berlim, criou um protótipo para resumo automatizado e avaliação de relatórios de scouts baseados em inteligência artificial no SAP Sports One.

Com a ajuda da IA, responsáveis pelas decisões no setor desportivo podem, ao toque de um botão, obter dados precisos para a tomada de decisões no recrutamento de talentos. Além de analisar dados estatísticos cada vez mais detalhados, como jogadores com número excessivo de partidas ou com chance de aumentar a contagem de gols, os atletas são observados ao vivo no estádio ou por meio de vídeos.

“Tanto o desempenho atual quanto o potencial do jogador devem ser retratados com a maior precisão possível, desenvolvendo uma imagem abrangente do jogador, incluindo capacidade de trabalhar em equipe, mentalidade e outros fatores importantes”, disse Fadi Naoum, chefe da área de Esportes & Entretenimento da SAP.

Durante o SPOBIS, maior evento europeu de negócios esportivos realizado em Hamburgo, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024, a SAP apresentou o novo componente de Inteligência Artificial para recrutamento de talentos, mostrando que decidir por transferências agora é algo que pode ser feito de forma muito mais rápida e fundamentada.

Planejadores de time e scouts conseguem o resumo desses relatórios de forma automatizada, com recursos de IA, possibilitando que a administração do clube possa tomar decisões sobre contratações com base nessas informações.

“O SAP Sports One é uma solução na nuvem completa para clubes e organizações, que apoia a digitalização da performance esportiva, gerenciando e coordenando atividades administrativas, treinamentos, gestão de elenco, scout e processos médicos. Esse trabalho mostra o potencial deste produto em constante evolução, e os ganhos que podemos ter com o uso da IA agregando conhecimento e recursos técnicos da SAP com o know-how dos clubes em suas atividades esportivas diárias”, acrescentou Mateus Grings, consultor sênior de Esportes & Entretenimento na SAP Brasil.

“Ficamos impressionados com a alta qualidade dos resultados alcançados automaticamente no SAP Sports One usando IA Generativa. Esperamos conquistar uma enorme economia de tempo, especialmente no agitado período de transferências. Isso pode ser mais uma vantagem para nós”, afirma Markus Pilawa, chefe de recrutamento do Bayern de Munique.

Timon Pauls, chefe de planejamento de equipes e recrutamento do Hertha Berlim, acrescenta que “esse projeto de coinovação demonstrou muito claramente os reais benefícios da Inteligência Artificial Generativa. Comparações de jogadores e resumos dos relatórios de observação, que agora podem ser criados de forma personalizada, serão muito valiosos para o planejamento de nosso elenco”.

Compartilhe